A aplicação WhatsApp lançou a funcionalidade de esconder conversas, através de uma tranca, o que permite adicionar uma camada extra de segurança a determinadas mensagens ou grupos.

De acordo com o anúncio, quando uma conversa é trancada deixa de aparecer na caixa de entrada, o ecrã principal da aplicação onde são apresentadas as mensagens mais recentes. “Trancar uma conversa retira-a da caixa de entrada e coloca-a numa pasta própria que só pode ser acedida com a palavra-passe do dispositivo ou dados biométricos, como a impressão digital”, é ainda explicado.

Além disso, as mensagens trocadas nestas conversas são automaticamente ocultadas das notificações e não é especificado quem é o remetente.

WhatsApp aceita cumprir regras europeias e promete informação mais clara quando fizer atualizações

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Consideramos que esta funcionalidade será ótima para pessoas que partilham os seus telemóveis de vez em quando com um familiar ou para aqueles momentos em que alguém tem o seu telemóvel na altura exata em que aparece uma notificação sobre uma conversa mais especial”, exemplifica o WhatsApp numa publicação sobre esta funcionalidade.

É possível esconder uma conversa tocando no nome da pessoa ou do grupo e, caso já tenha essa opção disponível no telemóvel, escolher a opção de trancar. Quando, depois, quiser aceder às conversas, basta puxar lentamente para baixo a caixa de entrada e introduzir a palavra-passe ou usar os dados biométricos (impressão digital ou reconhecimento facial) para ver as mensagens.

WhatsApp acede ao microfone sem autorização. Rede social diz que é um bug no Android

O WhatsApp promete lançar nos próximos meses mais opções para esta funcionalidade de trancar conversa, “incluindo o bloqueio em dispositivos extra e uma palavra-passe personalizada para as conversas para poder definir uma palavra-passe diferente daquela que usa no telemóvel”.

A aplicação de troca de mensagens detida pela Meta, que também controla o Facebook e Instagram, é usada por mais de dois mil milhões de pessoas em 180 países.