Há Vinho na Póvoa

Rua de António Graça 52A Póvoa de Varzim. Sábado, 20 de maio

Para obter respostas bem regadas: “O vinho está na moda?”: é a questão lançada em mais um Há Vinho na Póvoa, tertúlia organizada pela Tua Vinharia, loja de vinhos e café na Póvoa de Varzim. Um evento que traz à cidade produtores convidados nacionais e internacionais, que chegam para partilhar experiências no universo vínico e, claro, responder — ou refletir, vá — à derradeira pergunta. E quem são eles? Kiko Calvo, de Toro, região vitivinícola de Espanha, junto com Beka Nasrashvili, da Geórgia; Ricardo Garrido, produtor dos vinhos Tubarão; Luísa Vieira de Sousa, fundadora, gestora e enóloga da Vieira de Sousa Port & Douro Wines; e Fernando Coelho com a Liliana Teófilo, da Quinta de Tourais. Marcado para sábado, 20 de maio, a partir das 17 horas, haverá também provas de vinhos, juntamente com petiscos da Mico — home food.

Há tertúlia marcada na garrafeira e café da Póvoa de Varzim.

Palácio Chiado

Rua do Alecrim 70, 1200-018 Lisboa. Tel.: 210 101 184. Aberto de domingo a quarta-feira, das 12h30 à meia-noite; e de quinta-feira a sábado, das 12h30 às 2 da manhã

Para provar tempura de caranguejo de casca mole: a mudança de estação é sempre um bom pretexto para provar outros sabores e o Palácio Chiado tem uma nova carta desenvolvida a pensar na temporada de primavera/verão. Com curadoria do chef Manuel Bóia, as entradas desta carta renovada incluem gaspacho de milho com pipocas salgadas e azeite verde; tempura de caranguejo de casca mole e os taquitos de atum spicy com cebola roxa, tomate concassé, cebolinho e maionese com togarashi. Entre os pratos principais, entra o atum  grelhado no carvão, acompanhado de cremoso de batata, espinafres salteados e molho chimichurri; o cantaril em com risotto de sapateira; e entrecôte maturado. Para terminar, há crème brulèe de pistachio com telha crocante; parfait de framboesa com geleia de amora e chocolate negro; e pannacota de coco e baunilha com couli de abacaxi, crumble de chocolate e pó de hortelã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O caranguejo de casca mole em tempura

Aniversário Clube 33

Musa de Marvila, Rua do Vale Formoso 9, 1950-277 Lisboa. Dia 20 de maio, sábado, a partir das 15 horas. Entrada livre

Para cantar com Rui Reininho: o primeiro aniversário do Clube 33 vai levar muita festa e flash tattoos até à Musa de Marvila no sábado, a partir das 15 horas. A grande atração da tarde é o concerto de Rui Reininho, que vai cantar acompanhado pelo músico, produtor e DJ portuense Rui Maia, um dos fundadores da banda X-Wife e do projeto Mirror People. A programação conta ainda com os DJs Pedro Ramos, Glitz, Duarte Pinto Coelho, Low Rosa, Sound of Silva e Lex. As flash tattoos estão a cabo da Tatuava-te e da Casa Angelita. Quem quiser, pode ainda fazer compras na feira de vinil, com vendas da marca de Mallu Magalhães, Gran Gran.

Vai tudo acontecer na Musa de Marvila, com entrada gratuita

Holy Moly

Uber Eats

Para pedir churros, quesadillas e cheeseburgers: o Mex Factory acaba de lançar o conceito Holy Moly, uma espécie de loja online gastronómica onde já é possível pedir diferentes pratos dos restaurantes do grupo, de forma a que grupos de amigos e famílias consigam juntar diferentes desejos num só pedido. A partir da Holy Moly, podem mandar vir, por exemplo, quesadillas (8,50 euros) do Mex Factory, o menu Steve McCheese (13,50 euros) do Nasty Burger e churros com Nutella (7,50 euros) da La Churry. Às ofertas dos três restaurantes juntam-se propostas exclusivas desenvolvidas para este novo projeto, como as Ribs on the Barbie (9 euros) e o Mac and Cheese (9,95 euros).

Os burritos do Mex Factory também estão no menu

Antiga Casa Pessoa

Rua Dos Douradores 192, 1100-208 Lisboa. Email: book@antigacasapessoa.com. A partir de 199 euros por noite/2 pessoas

Para passar noite e dia entre frescos pombalinos: “Quando visitávamos Lisboa durante as férias, procurávamos edifícios. A cidade estava mais degradada e descobrimos muitos prédios devolutos”, contam a argentina Maria Eugenia Ocantos e o português Pedro Ramos. Em 2014, compraram um prédio devoluto na Baixa de Lisboa e o projeto de reabilitação do arquiteto José Adrião ficou finalmente terminado em 2021, durante a pandemia. Hoje, a Antiga Casa Pessoa — que recebeu esse nome por acreditarem que seja um lugar mencionado pelo poeta português no Livro do Desassossego — recebe estadias de curta e média duração, com reservas a funcionar através do site. O projeto de reabilitação foi destacado pela Fundação Calouste Gulbenkian com uma Menção Honrosa do Prémio Gulbenkian Património, e também foi finalista dos Prémios FAD de 2021 em Barcelona.

A reabilitação seguiu um projeto de arquitetura de José Adrião.

Rocco

Rua Ivens 14 Lisboa (The Ivens Hotel). Tel.: 210 543 168. Domingo a quarta-feira, das 12h30 às 16h e das 19h30 à 00h; quinta-feira a sábado, das 12h30 às 16h e das 19h30 à 01h (horário do Ristorante).

Para conhecer a gastronomia italiana de verão: há novos pratos no Ristorante, uma das quatro áreas do Rocco — exuberante restaurante de 600 metros quadrados inserido no The Ivens Hotel — que se dedica aos célebres sabores de Itália. Mais frescas, como pede a estação quente, tome nota das novidades: carpaccio de robalo, com com panzanella (salada com pão tipicamente italiana) e raspas de limão; raviolis verdes com espinafres e ricotta, acompanhados com molho de queijos e noz pecã; spaghetti alle vongole (esparguete de ameijoas); e tagliata di manzo, carne fatiada com parmesão Reggiano DOP 22 meses, rúcula e tomate cereja com vinagre balsâmico envelhecido. Tudo para desfrutar num espaço cuja homenagem à cucina típica italiana se estende à decoração de interiores — e que, vale a pena lembrar, se estende à terrazza, o prolongamento do Ristorante, no exterior. Além das novidades do Ristorante, vale a pena relembrar que o Rocco integra ainda um crudo bar e um gastrobar. Veja aqui a ementa completa de todos os espaços.

O Ristorante é a área do Rocco que se foca na cozinha tipicamente italiana.

2Monkeys

Rua Camâra Pestana 23 Lisboa (Torel Palace).  Tel.: 218 262 927. Terça-feira a sábado, das 19h às 23h. Menu de degustação, 150€; harmonização vínica, 100€.

Para conhecer o novo fine-dining de Lisboa: depois da abertura do Black Pavilion, eis que chega a Lisboa o espaço gastronómico mais intimista do Torel Palace Lisbon. O 2Monkeys tem capacidade para apenas 14 pessoas, que aqui partilham os lugares distribuídos em torno de um balcão em U. No mais recente projeto do boutique hotel de Lisboa, as técnicas da alta cozinha estão à vista de todos os comensais, não pudessem estar, ao longo de toda a experiência, de olhos postos na cozinha aberta, elemento central. Com a assinatura de Vitor Matos, chef consultor que se estreia em Lisboa, em conjunto com o chef residente, Francisco Quintas, o menu degustação é apenas desvendado no momento (é possível adaptá-lo a restrições alimentares, exceto as vegetarianas), sabendo-se à partida que é na criatividade, no produto de alta qualidade e de época que reside o protagonismo da experiência. Experiência essa que, apesar de exclusiva, não quer intimidar — pelo contrário, quer promover a interação entre todos e, assim, criar um ambiente de descontração e diversão à mesa. Como se estivesse em casa de um amigo.

O 2Monkeys é o novo fine dining do Torel Palace, que tem apenas 14 lugares distribuídos por um balcão em U.

Color Square

Rua do Século 13 Lisboa. Segunda-feira a sexta-feira, 10h às 19h. Disponível até ao final de maio.

Para conhecer a vivo e a cores a Color Square: concept store infantil criada por Teresa e Inês Figueiredo, mãe e filha, passou do plano digital para o físico, com a primeira loja pop-up, na Rua do Século, em Lisboa. Aqui, e ao longo de todo o mês de maio, poderá encontrar todos os bestsellers e novidades do projeto que nasceu para promover brinquedos de origem sustentável e nacional — daqueles que procuram também uma componente pedagógica, o desenvolvimento cognitivo e a criatividade —, bem como peças de artesanato, de artes manuais, sem esquecer os livros. A estes, junta-se a primeira linha de vestuário infantil lançada recentemente pela Color Square, que arranca com uma parceria com a ilustradora Maria Remédios. Conte com coloridas peças unissexo, com tamanhos dos 12 meses aos 11 anos.

A Color Square passa do plano digital para o físico, na Rua do Século. A pop-up store está disponível ao longo de todo o mês de maio.

Anjos 70

Regueirão dos Anjos, 70. Sábado e domingo, das 11h às 19h. Entrada gratuita.

Para conhecer o Salão de Beleza dos Anjos70: o coletivo cria uma edição temática do conhecido mercado. A 20 e 21 de maio, o Regueirão dos Anjos vai ser invadido por marcas de beleza e cosmética natural, sem esquecer maquilhadores, tatuadores e até nail artists, que se instalam na habitual zona de comida e bebida. e estiver à procura das peças vintage, de peças de artesãos e de designers, nada tema: eles também vão andar por lá.

O mercado lança uma edição temática, dedicada à beleza e cosmética sustentáveis.

Segundo Muelle

Praça Dom Luís I 30 Loja 4B, 1200-109 Lisboa. Domingo a quinta-feira, das 12h à 00h; sexta-feira e sábado, das 12h à 1h. Reservas: sm.lisboa@segundomuelle.pt

Para provar as novidades do Peru: tem desde 18 de maio novas opções para saborear no Segundo Muelle, peruano de Lisboa, que tem aos comandos da cozinha o chef Daniel Manrique — e que é o único espaço da cidade com medalha de ouro Auténtica Cocina Peruana, uma certificação da agência governamental de promoção do Peru e da Universidade San Ignacio de Loyola, que distingue restaurantes peruanos espalhados pelo mundo. Das entradas às sobremesas, há novidades em todos os capítulos: de tártaro, tacos ou tatakis de atum, camarões a la Parrilla com molho chimichurri de aji limo ou cheesecake de lúcuma, fruto de casca verde e interior amarelo, típico do Peru.

As novas opções da carta estão disponíveis ao almoço e ao jantar.

Mercado de Cacilhas

Largo de Cacilhas. Sexta-feira e sábado, das 11h às 23h; domingo, das 11h às 22h. Entrada gratuita.

Para ir a uma feira com vista para Lisboa: são dezenas de bancas de artesanato, comida, bebida, música e até insufláveis na zona ribeirinha de Cacilhas. O mercado arrancou na quinta-feira e estende-se ao longo de quatro dias, terminando no domingo, 21 de maio. Um programa animado de várias horas, que vai até ao pôr do sol.

Lisbon Still Attracts Winter Tourism In Spite Of COVID Pandemic

O Mercado de Cacilhas acontece desde quinta-feira e estende-se até domingo.

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.