Cada vez mais a apostar nos veículos eléctricos, a BMW aproveita todas as oportunidades para alargar a sua oferta de modelos alimentados por bateria. Depois dos automóveis e SUV eléctricos, disponibilizados em números cada vez mais elevados, e já após ter mostrado interesse nas bicicletas eléctricas, o construtor parece adoptar o rumo da Cupra e dedicar-se também à construção de embarcações de recreio sem motor de combustão e com a curiosidade de recorrerem a hydrofoils para voar sobre as ondas.

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Denominado The Icon, o barco de 43 pés (13,15 metros) foi idealizado pela BMW Designworks e construído pelo estaleiro Tyde, com a apresentação ao público a ter acontecido durante o 76.º Festival de Cinema Internacional de Cannes, em França, onde acompanhou o baptismo europeu do BMW i7 M70. A primeira característica do The Icon que salta à vista é o facto de possuir uma superfície vidrada a toda a volta, sacrificando o tradicional solário, habitual em barcos desta bitola, com a cobertura em vidro a perseguir uma aerodinâmica mais apurada.

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Dois motores eléctricos, cada um com 100 kW (136 cv), alimentados por seis baterias do BMW i3

Igualmente a visar uma redução do consumo, de forma a maximizar a autonomia, o barco exibe um casco muito baixo, uma vez que foi concebido para navegar acima das ondas, suportado pelos três foils, um à proa e dois à popa. O facto de se deslocar sobre as ondas e não através delas – o que apenas será possível se estas forem de pequenas dimensões – garante um nível de conforto superior, mas sobretudo reduz enormemente a fricção na água, permitindo incrementar a velocidade e diminuir o consumo.

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The Icon monta dois motores eléctricos com 100 kW (136 cv) cada, o que não é muito para uma embarcação com 43 pés, mas ainda assim anuncia 24 nós de velocidade de cruzeiro e 33 nós de velocidade máxima. A alimentar os motores eléctricos está uma bateria com uma capacidade total de 240 kWh – essencialmente seis baterias do i3 juntas –, que garante uma autonomia de 50 milhas náuticas (cerca de 90 km) à velocidade de cruzeiro. Este barco estará pronto a chegar às mãos dos seus futuros proprietários já em 2024, mas ainda não foi revelada qualquer informação relativa ao preço.