A Feira do Livro de Lisboa vai antecipar o encerramento para as 17h00, no sábado, por questões de segurança relacionadas com “eventuais comemorações” associadas à Liga Portugal de futebol, informou esta terça-feira a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

Este encerramento antecipado levará “ao cancelamento ou nova calendarização de 155 eventos que se iriam realizar a partir das 17h00, dos 265 que já estavam programados” para sábado, e a “uma quebra importante de faturação” de editores e livreiros, acrescenta a organizadora da Feira do Livro de Lisboa, sem adiantar estimativas.

A decisão da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), como indica em comunicado, resulta da “informação da Polícia de Segurança Pública [PSP] de que o encerramento da Feira do Livro de Lisboa terá de ocorrer às 17h00 [no sábado], de modo a assegurar que, até às 18h00, o recinto”, no Parque Eduado VII, “fique totalmente liberto de pessoas (funcionários e visitantes)”.

Apesar das restrições causadas pela Jornada Mundial da Juventude, Feira do Livro de Lisboa será “a melhor de sempre”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em causa está o termo dos jogos da última jornada da Liga Portugal de futebol profissional, e a necessidade de garantir a segurança “no perímetro afeto a eventuais comemorações que venham a acontecer” na área do Marquês de Pombal, “incluindo o Parque Eduardo VII”.

A APEL informa que, neste contexto, “irá cumprir na íntegra o pedido efetuado pela PSP, contribuindo assim para o cumprimento da ordem pública e a segurança de pessoas e bens”.

“Os editores e livreiros participantes” esperam, no entanto, segundo a APEL, “uma quebra importante de faturação, naquele que seria o primeiro sábado da Feira”, com o encerramento a acontecer seis horas antes do horário habitual para este dia.

“No domingo, 28 de maio, a Feira do Livro funcionará nos horários normais, prolongando-se sem interrupções até ao dia 11 de junho, como previsto”, conclui a APEL.

De segunda a quinta-feira, a Feira do Livro de Lisboa funciona das 12h30 às 22h00, às sextas-feiras e na véspera dos feriados, das 12h30 às 23h00 e, aos sábados, das 11h00 às 23h00. Aos domingos abre igualmente às 11h00, mas encerra às 22h00.

PR destaca importância da leitura na formação das pessoas na Feira do Livro do Porto

A 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa é inaugurada na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, e vai decorrer até 11 de junho, contando com 139 participantes, mais de 980 chancelas editoriais e 340 pavilhões.