A Lamborghini sabe que tem clientes em busca de emoções fortes, mas que por serem indivíduos conscientes querem dar largas aos seus dotes de condução exclusivamente em pista, maximizando o gozo ao volante, sem contudo fazer perigar os outros utilizadores da via pública. Para esses condutores mais exigentes, o construtor italiano desenvolveu apenas 40 unidades de uma versão muito especial do Aventador, um coupé com apenas dois lugares e motor 6.5 V12 que, por ser apenas utilizado em circuito, liberta o imponente motor atmosférico da necessidade de respeitar as normas necessárias para circular na via pública, em termos de ruído e de emissões.

Essenza SCV12 é um brinquedo só para 40 com 830 cv

Para os 40 clientes que adquiriram o coupé para “track only” Essenza V12 em 2020, com 830 cv, a Lamborghini vem agora oferecer mais um bombom sobre rodas. Referimo-nos ao Urus Performante numa versão muito especial, denominada Essenza SCV12 e bem a propósito, uma vez que só os 40 proprietários do coupé Essenza SCV12 aperfeiçoado exclusivamente para pista podem candidatar-se a comprar o novo super SUV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

7 fotos

Apesar da denominação Essenza SCV12, este Urus Performante especial não recorre ao 6.5 V12 atmosférico, mantendo a confiança no 4.0 V8 biturbo, que aqui fornece 666 cv e uma capacidade de aceleração que, não acompanhando o coupé com 830 cv, tem a vantagem de conseguir assustar a família toda de uma só vez, da avozinha aos netinhos. E para ficar mais “assustador”, a Lamborghini decorou o Urus com a mesma solução do coupé Essenza SCV12, ambas desenvolvidas pela Ad Personam, o departamento de personalização da Lamborghini.

Todos os segredos do Lamborghini Essenza SCV12

O super SUV monta jantes de 23” e carroçaria em dois tons, com zonas a negro na frente, traseira, tejadilho e parte do capot frontal. No interior são os revestimentos a Alcantara que associam o Urus ao coupé Essenza SCV12, com uma certa profusão de acabamentos em fibra de carbono e algumas peças pintadas em preto piano. E para quem tem dúvidas em relação à eficiência deste super Urus, é bom recordar que se sagrou recordista na mítica rampa de Pikes Peak International Hill Climb, ao vencer a “corrida às nuvens” em apenas 10 minutos e 32 segundos.