Uma mulher de 95 anos que foi alegadamente atingida com um taser por um agente da polícia morreu esta quarta-feira num hospital na Austrália, confirmaram as autoridades de Nova Gales do Sul.

Clare Nowland, diagnosticada com demência, foi hospitalizada depois de na semana passada as autoridades locais terem sido chamadas a intervir quando foi encontrada de faca na mão a vaguear pela casa de repouso onde residia. A idosa terá sofrido uma fratura no crânio depois de cair e bater com a cabeça durante o incidente.

“É com grande tristeza que confirmamos a morte de Clare Nowland, de 95 anos. (…) A senhora Nowland morreu pacificamente num hospital pouco depois das 19h00, rodeada pela família e pelos entes queridos”, revelou a polícia em comunicado, citado pela Reuters.

Kristian White, o oficial que terá alegadamente atingido a idosa com um taser, está a ser investigado e deverá comparecer em tribunal no início de julho. Segundo o jornal The Guardian Australia, está acusado de três crimes relacionados com agressão e imprudência e, se for considerado culpado, pode ter de cumprir uma pena de até 10 anos de prisão.

Numa conferência de imprensa na manhã desta quarta-feira a comissária da polícia de Nova Gales do Sul, Karen Webb, revelou que a família de Clare Nowland já foi informada das acusações que pendem sobre Kristian White.

Por agora Webb recusou os pedidos para divulgar as imagens das bodycams que captaram o incidente. Admitiu também que ainda não as viu, justificando que estava a aguardar que os investigadores terminassem de recolher evidências sobre o caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR