Quando se ouve falar de Bentley, o mais natural é que pensemos imediatamente em modelos como o Continental, o Flying Spur, o Bentayga ou o Mulsanne. Mas o construtor de automóveis de luxo sedeado em Crewe, no Reino Unido, também tem uma certa queda pela preservação da natureza e preocupações com a sustentabilidade. E se isto lhe soa a zumbido, não podia estar mais certo. O fabricante britânico que pertence ao Grupo Volkswagen decidiu ampliar não a sua área de produção de automóveis, mas sim a de… mel. Isso mesmo!

Há perto de cinco anos que a Bentley estabeleceu uma parceria com a Buckley Bees e instalou nos seus terrenos uma colónia de 120 mil abelhas indígenas. Este ano terá para cima de 1 milhão destes insectos himenópteros, pelo que tudo aponta a um novo recorde na produção de mel que, o ano passado, se fixou num milhar de frascos, fruto do trabalho árduo das “Abelhas Bentley” que, em 2022, já perfaziam um total de 600 mil.

Repartidas por uma dezena de colmeias, essas abelhas assistiram agora à instalação de mais sete colmeias, anunciou a marca inglesa por ocasião do Dia Mundial da Abelha, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas que remonta a 2018 e que, anualmente, é assinalada a 20 de Maio para sensibilizar a população sobre o papel crucial que as abelhas e outros polinizadores têm para a saúde humana e do próprio planeta. Daí que a Bentley promova a sua faceta de apicultora no âmbito da estratégia #GOTOZERO, sublinhando que esta actividade não se esgota no mel que depois é repartido por clientes e funcionários da marca. Ter mais de 1 milhão de abelhas ajuda a cumprir a (doce) tarefa de “polinizar a flora local e beneficiar a paisagem rural circundante de Cheshire”, realça o construtor.

Como marca que pretende se impor pela superioridade e requinte dos seus automóveis, a Bentley não podia abrir mão dos seus pergaminhos na hora de fazer mel. Por isso, esse doce espesso sai do “Centro de Excelência para a Produção de Mel”, cujo impacto positivo para o meio ambiente pode ser discutido, eventualmente, durante o chá das cinco…

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De referir que, como parte do plano estratégico “Beyond100”, a Bentley tem vindo a adoptar uma série de medidas para compatibilizar a ideia de luxo com a de sustentabilidade. As abelhas não são os únicos animais a integrar a equipa da marca, contribuindo simultaneamente para proteger a biodiversidade e promover o “bem-estar mental dos colaboradores” da Bentley. Em Crewe, há ainda auto-estradas para ouriços, caixas artesanais para pássaros e morcegos, bem como hortas. Tudo para cultivar a diversidade local.

O homem que deu as boas-vindas às novas abelhas na equipa da Bentley foi Andrew Robertson, o director de Planeamento de Instalações e Locais. Segundo ele, a integração de mais sete colmeias “serve de garantia” que a marca continua empenhada em liderar na “mobilidade de luxo sustentável”. Resta saber se aqui se aplica o “está bem, abelha!”