A companhia aérea alemã Lufthansa chegou esta quinta-feira a acordo com o Estado italiano para aquisição de uma participação da ITA Airways, que surgiu após a liquidação da Alitalia.
O ministério da Economia italiano, proprietário da totalidade da ITA Airways, confirmou a operação em comunicado após reunir-se em Roma com o presidente executivo da Lufthansa, Carsten Sphor, e com o presidente da companhia italiana, Antonino Turicchi. O comunicado oficial não especifica qual será a participação da Lufthansa, mas nos últimos dias os media indicaram que seria de cerca de 40%, uma posição que poderá aumentar para a totalidade nos próximos anos.
O ministro da Economia italiano, Giancarlo Giorgetti, falou numa “perspetiva de integração” na nota divulgada.
Devolver a ajuda pública. O que distingue a TAP da Lufthansa e da Air France?
“Hoje encerra-se um caminho que marcou a história da companhia aérea nacional com uma perspetiva de integração numa importante companhia aérea europeia”, afirmou.
Por sua parte, Spohr considerou o acordo “uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa” porque “uma ITA mais forte reforçará a concorrência no mercado italiano”, acrescentou. O acordo ainda terá de ser submetido à apreciação do Tribunal de Contas italiano e da direção-geral da Concorrência da Comissão Europeia.