Era o desfecho expectável, ainda que não deixe de ser doloroso. Era o desfecho previsível, ainda que não deixe de ser doloroso. E era o desfecho natural, ainda que não deixe de ser doloroso. No fim, o FC Porto fez o que lhe competia e venceu o V. Guimarães no Dragão — ao mesmo tempo que o Benfica vencia o Santa Clara na Luz e conquistava o Campeonato.

Otávio, o crente que só perdeu a fé no instante em que o milagre fugiu (a crónica do FC Porto-V. Guimarães)

Sérgio Conceição mantém a incapacidade de revalidar o título de campeão nacional, algo que ainda não conseguiu fazer desde que chegou ao Dragão, e chegou ao fim da temporada com apenas 73 golos marcados, o pior registo desde que é treinador do clube. Com a conquista da Primeira Liga, o Benfica chegou ao 84.º título oficial e ultrapassou o FC Porto nessa contabilidade, ainda que os dragões possam empatar novamente as contas se levantarem a Taça de Portugal no Jamor já no dia 4 de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A equipa de Sérgio Conceição termina a época com 27 vitórias, quatro empates e três derrotas: Pepê foi o jogador de campo com mais jogos, já que marcou presença nas 34 jornadas, Diogo Costa foi praticamente totalista no que toca a minutos e Otávio, Taremi e o mesmo Pepê encerram o ano empatados com sete assistências. Nos golos, porém, ninguém bateu o avançado iraniano, que acabou a temporada com 22 e sagrou-se o melhor marcador da Primeira Liga à frente de Gonçalo Ramos.

Taremi foi mesmo o representante do FC Porto na zona de entrevistas rápidas, logo após o apito final no Dragão, e não escondeu a desilusão. “Tenho de agradecer aos adeptos, que vieram ao jogo. Demos o nosso melhor desde o início, mas não conseguimos ser campeões. Tivemos uma atitude muito boa. Pedimos desculpa. Ouvimos os golos do Benfica… Tentámos sempre o melhor, mas nem sempre foi possível. Demos mesmo o nosso melhor. É o que é. Melhor marcador? Tenho de agradecer aos meus colegas, que me ajudaram. Mas não faz diferença, não fomos campeões”, explicou o iraniano, que este sábado abriu o marcador contra o V. Guimarães.

“O Benfica fez um bom trabalho, mas nós podíamos ser campeões. Perdemos por culpa própria. Tivemos uma chance para ganhar os nossos pontos, mas perdemos. É a vida. Estamos orgulhosos de todos os jogadores, do staff, do FC Porto. Demos sempre o nosso melhor desde o início, colocámos o nosso esforço para chegar aos golos, mas não conseguimos conquistar o título. O importante foi a nossa atitude, que demonstra o nosso caráter”, terminou.

Já Sérgio Conceição, também depois do final do jogo, não quis abordar questões de “justiça”. “Isto da justiça… Temos de ver muitas situações que ocorreram durante este ano, acho que não é o momento para isso. Sem tirar o mérito ao Benfica e ao seu treinador, assim como a todas as pessoas que fazem parte do clube, acho que em momentos importantes para nós houve algum demérito nosso, mas também situações que nos prejudicaram muito ao longo da época, de arbitragem e algumas lesões que tivemos. Nunca foi desculpa para mim. Confio em todos os que trabalham, de forma fantástica. As contas são o que são. Há uma frustração grande de todo o balneário, porque continuo a achar que fomos a equipa mais forte. Mas isso, por si só, não chega”, começou por dizer o treinador dos dragões.

“Há um misto de emoções, de sentir que os adeptos percebem… Já tenho muitos anos de casa, não só como treinador mas também como jogador, e sei que é preciso a equipa ter determinadas características que vão ao encontro daquilo que é o adepto. Eles vêem-se muito na equipa. Isso é motivo de orgulho. Quando ganho não sou muito efusivo nos festejos, imaginem quando perco. Temos de baixar a cabeça momentaneamente, olhar para o nosso símbolo e perceber que temos uma semana de trabalho e um título para ganhar. Foi um ano positivo. Ganhámos dois títulos, conseguimos a qualificação direta para a Liga dos Campeões e estamos na luta por um terceiro título. Muito positivo seria ganhar os quatro. Hoje perdemos um e temos de ir à luta pelo próximo”, acrescentou, antecipando desde já a final da Taça de Portugal contra o Sp. Braga.