O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, disse esta terça-feira que “chegou a hora” de a Suécia ingressar na NATO, mostrando-se convicto de que é possível superar os bloqueios turco e húngaro.

Dois dias depois da reeleição do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan — que tem sido um dos principais opositores da entrada da Suécia na NATO, juntamente com o Governo da Hungria — o secretário de Estado norte-americano reiterou o apelo de Washington para que este país nórdico possa aderir formalmente à Aliança Atlântica ainda antes da cimeira de líderes da organização, agendada para julho em Vilnius, Lituânia.

“Pedimos à Turquia e à Hungria que ratifiquem esta adesão o mais rapidamente possível. Não há razão para demorar mais tempo”, disse Blinken durante uma conferência de imprensa ao lado do primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, em Lulea, no norte da Suécia.

Os Estados Unidos querem que esta entrada aconteça ainda antes da cimeira da NATO marcada para Vilnius, agendada para 11 e 12 de julho. “Não temos dúvidas de que pode ser assim. Deve ser assim e esperamos que seja assim”, insistiu o secretário de Estado norte-americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma das formas possíveis de resolver o impasse da candidatura sueca à NATO é um acordo entre Washington e Ancara sobre a entrega de caças F-16 à Turquia.

“Esses são tópicos separados”, explicou Blinken, embora reconhecendo que o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, vinculou ambos os temas, durante uma conversa telefónica com Erdogan, na segunda-feira.

“Mas ambos são vitais, na nossa opinião, para a segurança europeia”, disse Blinken.

Também o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse esta terça-feira estar “completamente tranquilo” em relação à adesão da Suécia à Aliança Atlântica.

“Estou completamente tranquilo em relação ao facto de a Suécia se tornar membro da NATO, membro de pleno direito”, disse Jens Stoltenberg, intervindo numa mesa-redonda em Oslo, Noruega, na véspera do início de uma reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança.

A Turquia e a Hungria são os dois únicos países-membros da NATO que ainda não ratificaram a adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa), apresentada na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

Stoltenberg “completamente tranquilo” sobre processo de adesão sueca à NATO