797kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O vestido de noiva Elie Saab, as convidadas reais e o desfile dos noivos. As imagens do casamento real da Jordânia

Este artigo tem mais de 6 meses

A noiva usou um vestido do designer libanês Elie Saab e uma tiara da rainha Rania. A cerimónia, o desfile no carro que recebeu Isabel II em 1984, a grande festa e um bolo com flores. Veja as imagens.

21 fotos

A Jordânia parou esta quinta-feira, dia 1 de junho, para o casamento do herdeiro do trono com a sua futura rainha, a arquiteta saudita, Rajwa Al Saif. A celebração começou à tarde e prolongou-se pela noite dentro. A cerimónia aconteceu nos jardins do Palácio Zahran, onde estiveram inúmeros convidados de casas reais mundiais, seguiu-se um desfile dos noivos peças ruas de Amã e à noite a festa teve lugar no palácio Al Husseiniya. Os destaques do dia foram, certamente, o vestido da noiva e os looks das algumas convidadas, referências de estilo no que à moda diz respeito.

A noiva usou um vestido do designer libanês Elie Saab. A criação, toda em branco, destacou-se pelo decote assimétrico em V, criado por u efeito de tecido drapeado que envolvia o corpo. O vestido de mangas compridas e silhueta retangular, contou ainda com uma cauda redonda na qual se podia identificar uma decoração com motivos florais cortados a laser. Rajwa usou também um véu em tule simples e a tiara de diamantes Arabic Script da rainha Rania, segundo relata o Telegraph, que combinou com uns brincos com a mesma estética. A noiva usou também uns sapatos brancos rasos.

A rainha, por seu lado, escolheu um vestido da casa Christian Dior negro com bordados dourados nos punhos, pescoço e costas, , apresentado no desfile de Alta Costura outono/inverno 2022/23.

A cerimónia do casamento teve lugar no Palácio Zahran, onde os reis Abdullah e Rania receberam e cumprimentaram todos os 140 convidados à entrada. A lista de membros da realeza foi longa e contou com figuras bem populares. Por exemplo, os príncipes de Gales estiveram presentes e Kate voltou a encantar com a escolha do seu look. A princesa de Gales usou um vestido criado por Elie Saab (como o vestido da noiva) em tom rosa pálido com decote subido, mangas compridas e saia rodada. O tecido leve criou um efeito de franzido que deu amplitude à saia e às mangas e foi adornado com aplicações florais à volta do corpo e dos punhos. Esta pertence à coleção de outono/inverno 2017 do designer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dois palácios, muitos convidados reais e feriado nacional: o casamento que vai parar a Jordânia

Da casa real britânica estiveram também presentes a princesa Beatrice, a filha mais velha do príncipe André, usou um vestido da marca Needle & Thread e esteve acompanhada pelo marido, Edoardo Mapelli Mozzi. Os príncipes herdeiros da Dinamarca estiveram entre a lista de convidados e a princesa Mary usou um vestido com padrão floral da marca Erdem.

Assistiram ainda à cerimónia os reis eméritos Juan Carlos e Sofia de Espanha, o Rei Philippe dos Belgas com a filha mais velha, Elisabeth, os reis dos Países Baixos, Willem-Alexander e Maxima. A primeira-dama norte-americana, Jill Biden, esteve com a filha, Ashley, e ambas foram as últimas convidadas a chegar à cerimónia.

Outro ícone de estilo que esteve presente neste casamento foi a antiga jaqueza do Qatar, Moza bint Nasser Al-Missned, eu usou um casaco Valentino vintage e longo em rosa claro e negro, da coleção de Alta Costura de 1989, conta a Harper’s Bazaar Arabia.

Depois de uma curta cerimónia de casamento, nos jardins do Palácio Zahran, o noivos partiram numa cortejo pelas ruas de Amã e foram transportados num Range Rover que tinha sido alterado para receber a Rainha Isabel II, durante a sua visita à Jordânia em 1984. Este cortejo contou com várias pessoas e veículos e muitos apoiantes que se juntaram para ver os príncipes Hussein e Rajwa.

As celebrações continuaram à noite no Palácio Al Husseiniya com uma receção para 1700 pessoas. A noiva usou um segundo vestido, desta vez uma criação Alta Moda da dupla italiana Dolce & Gabbana, que se pode ver no vídeo publicado pela revista Harper’s Bazaar Arabia no Instagram.

Também as convidadas reais trocaram de roupa para looks com mais brilho e respetivas tiaras. A rainha Rania voltou a receber os convidados, desta vez com um vestido Elie Saab da mais recente coleção de Alta Costura para o verão 2023. Para esta parte da celebração, a princesa de Gales usou a sua tiara estrela, a Cambridge Lover’s Knot, com pérolas e diamantes, e um vestido Jenny Packham, todo adornado com lantejoulas e num tom de rosa semelhante ao que tinha usado antes.

Uma das convidadas desta cerimónia foi Nancy Pelosi, antiga presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

A cerimónia do casamento, bem como a chegada dos convidados foi transmitida no canal de Youtube da casa real.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos