790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Dois palácios, muitos convidados reais e feriado nacional: o casamento que vai parar a Jordânia

Este artigo tem mais de 6 meses

Trinta anos depois da última boda de um herdeiro real, o país está em festa com o casamento do primogénito dos reis da Jordânia. Hussein e Rajwa Al Saif dão o nó esta quinta-feira.

O príncipe Al Hussein bin Abdullah II da Jordânia e a sua noiva, Rajwa Khalid Al Saif, natural da Arábia Saudita
i

O príncipe Al Hussein bin Abdullah II da Jordânia e a sua noiva, Rajwa Khalid Al Saif, natural da Arábia Saudita

@Twitter/The Royal Hashemite Court

O príncipe Al Hussein bin Abdullah II da Jordânia e a sua noiva, Rajwa Khalid Al Saif, natural da Arábia Saudita

@Twitter/The Royal Hashemite Court

A Jordânia está em festa para o casamento do príncipe herdeiro, Hussein, com Rajwa Al Saif, que acontece esta quinta-feira, dia 1 de junho. Haverá celebrações em todas as 12 províncias do reino e será feriado nacional para que todos possam desfrutar desta festa. Os reis Abdullah e Rania abrem as portas dos palácios para uma cerimónia e um banquete que vão contar com a presença de vários representantes de famílias reais internacionais.

O programa de festejos arranca já esta quinta-feira com um jantar oferecido pelo Rei Abdullah a cerca de quatro mil jordanos, que contará com o prato festivo e nacional, Mansaf, uma iguaria à base de cordeiro cozinhado com iogurte seco fermentado. A lista de convidados inclui membros da família real haxemita, bem como de diferentes comunidades e tribos do país.

Onde vai ser o casamento?

A cerimónia de casamento vai ter lugar no Palácio Zahran, tal como aconteceu com o enlace dos atuais reis. Construído em 1957, é neste palácio que se concentra a corte haxemita e onde têm lugar vários eventos oficiais, como por exemplo os casamentos reais. Depois, noivos, famílias e convidados irão dirigir-se para o Palácio Al Husseiniya, onde decorrerá um banquete ao jantar, assim como outras celebrações. Este é um palácio bem mais moderno, construído em 2006, e funciona como morada dos reis e do príncipe herdeiro. É também neste local que acontecem vários eventos relacionados com a casa real.Foi este o cenário, por exemplo, da festa de despedida de solteira da princesa Iman, no passado mês de março. Segundo a Harper’s Bazaar Arabia, algumas fontes apontam que o casamento acontecerá às 16h00 locais, mas não haverá confirmação oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem vai lá estar?

Uma vez que se trata do casamento do herdeiro do trono da Jordânia, contará com a presença de representantes de diversas casas reais. Por exemplo, os reis dos Países Baixos, Willem-Alexander e Maxima, vão estar acompanhados pela princesa Catarina Amalia; o Rei Philippe dos belgas com a princesa herdeira Elisabeth; a princesa Victoria da Suécia e o príncipe Daniel; da Dinamarca viajarão os também príncipes herdeiros Frederik e Mary; o príncipe herdeiro Haakon vai representar a casa real da Noruega; o príncipe Sébastien virá do Luxemburgo; a princesa Takamado, do Japão, e a rainha Azizah, da Malásia, também se juntarão a este grupo, bem como os reis eméritos de Espanha, Juan Carlos e Sofia. A primeira dama Jil Biden vai representar os Estados Unidos da América.

Quem é a noiva?

Rajwa Khaled bin Musaed bin Saif bin Abdulaziz Al Saif nasceu a 28 de abril de 1994 na capital da Arábia Saudita, Riade, onde vivem os seus pais — embora a família Al Saif não pertença à realeza, descendem de sheiks que no final do século XIX dominaram a região de Sudair, que fica a 150 km da capital saudita, segundo conta a revista Hola.

O pai de Rajwa, Khalid Al Saif, é engenheiro civil, formado na Universidade Americana de Beirute, e proprietário do poderoso grupo empresarial de construção e investimentos na Arábia Saudita, El Seif Group. A família da mãe da noiva, Azza bint Nayef Abdulaziz Ahmed al-Sudairi, pertence ao clã Al Sudairi, que tem ligações ao atual soberano da Arábia Saudita. A prometida do príncipe jordano tem três irmãos mais velhos, Faisal, Mayef e Dana.

Rajwa cresceu e estudou na Arábia Saudita e depois partiu para Nova Iorque, onde se formou em arquitetura pela Universidade de Syracuse. A próxima paragem foi Los Angeles, onde estudou Visual Communications no Fashion Institute of Design and Merchandising. Terá trabalhado numa empresa de arquitetura na cidade norte-americano e, de regresso a Riade, trabalhou no estúdio de design Designlab Experience, segundo a Town & Country.

A rainha Rania tem feito questão de mostrar o seu apoio à futura nora. A 18 de agosto, no dia a seguir ao anúncio do noivado, publicou uma fotografia com a futura nora na sua conta de Instagram. “Entusiasmada por dar as boas-vindas à minha terceira filha, a noiva de Al Hussein, Rajwa, à família! Estamos felizes pelos dois”, escreveu na legenda. No dia do aniversário de Rajwa, Rania também publicou uma fotografia das duas juntas.

GettyImages-1473059447

Os noivos no casamento da irmã do príncipe, no passado mês de maio

Quem é o noivo?

Al Hussein Bin Abdullah II nasceu em Amã a 28 de junho de 1994 e é o mais velho dos quatro filhos dos reis da Jordânia, seguindo-se as princesas Iman (1996) e Salma (2000) e o príncipe Hashem (2005). Como herdeiro do trono, representa a 42ª geração de descendentes diretos do profeta Maomé. Licenciou-se em História Internacional na universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, em 2016. No ano seguinte formou-se na Real Academia Militar de Sandhurst, por onde também passaram os príncipes Harry e William, e é o atual capitão das Forças Armadas da Jordânia.

Hussein foi batizado com o nome do avô paterno, o anterior Rei Hussein I, o fundador da Jordânia moderna, e nomeado herdeiro do trono a 2 de julho de 2009, por decreto. O príncipe já acompanhou os pais em visitas oficiais fora do seu país e tem a sua própria fundação, a Crown Prince Foundation. Em abril de 2015 tornou-se a pessoa mais jovem de sempre a presidir uma reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas, neste caso sobre o papel da juventude no combate ao extremismo violento e na promoção da paz, segundo se lê no site do príncipe. Atualmente tem uma conta de Instagram com mais de quatro milhões de seguidores.

Um aniversário especial à vista

No próximo dia 10 de junho os atuais reis da Jordânia completam 30 anos de casados. O então príncipe herdeiro Abdullah casou-se com a sua namorada, Rania Al-Yassin, nascida no Kuwait e filha de pais palestinianos. A cerimónia teve lugar no Palácio de Zahran, em Amã, e aconteceu um ano depois de se conhecerem. Membros de casas reais de todo o mundo viajaram para a Jordânia para marcarem presença no grande acontecimento que foi o casamento do herdeiro. A noiva usou um vestido do designer britânico Bruce Oldfield (o responsável pelo vestido da coroação da rainha Camilla e por vestir Diana, a princesa de Gales, em várias ocasiões). A criação consiste num volumoso vestido em seda com bordados em dourado, um longo véu e, na cabeça, em vez de uma tiara usou um acessório com cristais.

É uma rainha de causas, mas também um ícone de estilo. Os 50 anos de Rania da Jordânia em imagens

Abdullah é o filho mais velho do Rei Hussein e da segunda mulher do soberano, a princesa Muna. Ele e Rania conheceram-se em 1992, numa festa organizada por uma irmã do príncipe que, na altura trabalhava como membro do Exército Real da Jordânia e confessou mais tarde que assim que Rania entrou na sala foi amor à primeira vista. Quando se casaram, em junho de 1993, o noivo tinha 31 anos e a noiva 22, e o Rei Hussein ofereceu-lhes um apartamento como presente de casamento. A 7 de fevereiro Abdullah tornou-se Rei da Jordânia.

Como a casa real jordana anunciou o casamento

O pedido de mão aconteceu na casa da família da noiva, como manda a tradição e o anúncio do noivado aconteceu em agosto de 2022. “A corte real haxemita estende os seus sinceros parabéns a Suas Majestades o Rei Abdullah II e à rainha Rania Al Abdullah nesta ocasião e deseja a Sua Alteza Real o príncipe Al Hussein bin Abdulhah II e à sra. Rajwa Khalid Alseif uma vida de felicidade”, podia ler-se no comunicado emitido pelo palácio real da Jordânia. A rainha Rania também fez o seu próprio anúncio através das suas redes sociais.

A despedida de solteira

A rainha Rania organizou uma festa de despedida de solteira para a futura nora no dia 22 de maio. “Nunca esquecerei quão feliz fiquei quando Al Hussein nos disse que queria casar com a Rajwa. Ela é a resposta perfeita para as minhas preces para ele”, disse Rania. Também estiveram presentes as duas filhas da rainha, Iman e Salma e a mãe da noiva, entre muitas outras convidadas, num total de 600 mulheres. A celebração teve lugar no Palácio Zahran, em Amã, e estiveram presentes representantes de províncias e vilas da Jordânia. Segundo a tradição muçulmana, esta festa acontece uns dias antes do casamento, está reservada a mulheres e é como uma despedida da noiva da sua família de origem. Além de cantar e dançar, o programa também inclui desenhos nas mãos das convidadas feitos com henna e neste evento terá havido nove profissionais para concretizar esta arte, segundo relata a Hola. A festa ao ar livre foi decorada com peças de artesãos do país, a música foi tradicional.

A noiva usou um vestido branco com bordados dourados e recheado de significado. A marca saudita Honayda, assinou a criação. “Um vestido Najd conhecido como o Sahabi Thoub foi desenhado especialmente para a ocasião, unindo passado e presente com a herança da noiva num véu e vestido totalmente feitos à mão”, explica a marca. O vestido conta com  “ornamentos em 3D com uma mistura de seda, fios metálicos e cordões com a icónica palma do reino da Arábia Saudita. Sete estrelas estão exclusivamente incluídas no véu, simbolizando as sete pontas da estrela jordana”, segundo uma publicação da Honayda no Instagram onde se pode ver o vestido e o véu de Rajwa. O véu conta ainda com um verso do poeta tunisino Abu al-Qasim al Shabi numa homenagem à história de amor dos dois noivos. A rainha Rania usou um vestido azul claro com ricos bordados, da marca Saiid Kobeisy e brincos com diamantes.

O príncipe Hussein optou por uma despedida de solteiro com os companheiros da Brigada Militar, onde o noivo tem o cargo de assistente de comandante numa das brigadas, A eles juntou-se o irmão mais novo do herdeiro, o príncipe Hashem, que acabou de fazer 18 anos.

O outro casamento na casa real jordana em 2023

A família real da Jordânia já teve um casamento este ano. A 12 de março, a princesa Iman, a filha mais velha dos reis Abdullah II e Rania, casou-se com Jameel Alexander Thermiótis, um jovem venezuelano que trabalha na área das finanças. A cerimónia foi íntima, com 150 convidados, teve lugar no Palácio de Beit Al Urdun e foi transmitida pela televisão jordana e pelas redes sociais da casa real. A noiva casou-se aos 26 anos e chegou ao altar pelo braço do irmão mais velho. O vestido de noiva foi uma criação especial da casa Dior, com silhueta justa no torso e saia ampla, mangas compridas, decote redondo justo ao pescoço e renda nos punhos e no peito. A princesa usou ainda um longo véu com bordado floral e uma delicada tiara da marca Chaumet. A rainha Rania publicou uma série de fotografias deste dia na sua conta de Instagram, nas quais se podem ver os noivos e a restante família real da Jordânia.

GettyImages-1473059439

Os reis Abdullah e Rania com os noivo, a princesa Iman e Jameel Alexander Thermiótis. A noiva e a mãe usaram ambas vestidos Dior © GettyImages

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora