A subscrição mensal da HBO Max ficará, a partir do dia 13 de julho, dois euros mais cara em Portugal. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo serviço de streaming, que justificou o aumento de preço com “os custos mais elevados de criação de conteúdos e desenvolvimento de produto”.

No “próximo ciclo de faturação” após o dia 13 de julho, a mensalidade dos assinantes passará a custar 7,99 euros em vez dos atuais 5,99 euros. Além de Portugal, a assinatura aumentará, por mês, “o equivalente a 1 euro nos Países Nórdicos e em Espanha; e 2 euros na Bulgária”. Em comunicado, a HBO Max diz que esta é a primeira vez que aumenta o “preço de uma subscrição mensal” desde que foi lançada nessas regiões. O valor da subscrição anual permanece o mesmo: 46,99 euros.

A empresa afirma que este aumento permite “continuar a investir em conteúdos de qualidade e na experiência de produto que se esforça para proporcionar aos subscritores”. Num email enviado aos clientes, a plataforma escreve que aqueles que não concordarem com os “novos termos de utilização” podem “optar por cancelar” a sua assinatura.

No Twitter, após o anúncio da HBO Max, os assinantes que subscreveram uma “promoção vitalícia” de 33% mostraram não concordar com o aumento do preço, que também os abrange. Atualmente, esses utilizadores pagam 3,99 euros/mês em vez do preço de assinatura mensal normal, que é de 5,99 euros.. A partir de 13 de julho passarão a pagar um “novo preço reduzido”: 5,32 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta a uma das publicações, a HBO Max Portugal esclareceu que “os subscritores com a promoção vitalícia continuarão a usufruir dos 33% de desconto sobre o preço mensal, enquanto mantiverem a sua subscrição mensal”. Porém, o desconto passará a incidir sobre os 7,99 euros ao invés dos 5,99 euros.

As notícias do aumento da mensalidade chegam dois meses depois de a Warner Bros. Discovery anunciar a fusão dos conteúdos da HBO Max e da Discovery+ num novo serviço, que se chama Max. O lançamento nos EUA aconteceu em maio, mas a mudança só chegará à Europa em 2024, não se conhecendo ainda uma data exata.

HBO Max passará a chamar-se apenas Max e confirma série sobre a saga Harry Potter