Tal como a Terra, também a primeira coleção de Pharrell Williams para a Louis Vuitton girou em torno do sol e depois, segundo a lei da gravidade do mediatismo do século XXI, também as celebridades giraram em torno desta coleção. O desfile de moda masculina tomou de assalto uma das pontes mais famosas de Paris e, mesmo tendo o sol se posto antes do espetáculo começar, não faltou brilho.
O efeito de xadrez da tela clássica Damier da marca foi protagonista em toda a coleção, assumindo várias interpretações e paletas de cor e evoluiu para um jogo de quadrados que por vezes mais fazia lembrar pixeis gigantes. Houve fatos de treino, conjuntos clássicos, pijamas, blusões desportivos, o regresso das meias brancas, muitos óculos escuros e , claro, carteiras e malas em diferentes tamanhos, cores e texturas. Percebe-se que a lição foi bem estudada no que toca à história da marca, através da aplicação de símbolos e pormenores que, na passagem fugaz dos modelos no desfile, podem passar despercebidos. A coleção contou com a colaboração dos artistas plásticos Henry Taylor e E.T. Artist.
Esta coleção de primavera/verão de 2024 marcou a estreia de Pharrell Williams ao leme criativo das coleções masculinas da marca francesa e o sol foi a musa inspiradora. “Uma fonte de vida universal: uma radiação que dá energia, cura e unifica os humanos através de culturas e credos”, segundo se pode ler no comunicado da marca. “O impacto do sol está presente em toda a coleção, nos raios dos gráficos, no calor da paleta e nas brilhantes decorações que adornam roupas e acessórios.” O músico agora tornado designer também trouxe um pouco de si para coleção, com um espírito dandy que vimos em alguns looks. Pharrell decidiu criar um novo emblema na marca LVERS, que será a representação de uma nova cultura, uma “forma de estar baseada no calor, no bem estar e no bem receber”. É também uma aproximação ao slogan do seu estado nos EUA, “Virginia is for lovers”. Mas o designer não trouxe apenas sentimentos e memórias na bagagem, trouxe também do seu estado o coro Voice of Fire, que deu música ao desfile sobre a passerelle, acompanhado pela Pont Neuf Orchestra.
Embora estejamos em plena semana de moda masculina em Paris, este terá sido, até agora, o desfile onde tinha de estar quem queria ser visto e a lista de convidados prova-o. Nas horas que se seguiram ao desfile, as redes sociais forma inundadas com mais imagens da primeira fila do que propriamente da coleção. Ora vejamos… Beyoncé e Jay Z, Rihanna e A$AP Rocky, Zendaya, Anitta, Jared Leto, Naomi Campbell, Kim Kardashian, Lewis Hamilton. E ainda uma série de outros designers de moda que não quiseram perder este verdadeiro acontecimento.
O desfile teve como cenário a Pont Neuf, ou se preferirmos a nona ponte que liga as duas margens no Sena em Paris, que é por si só um símbolo por ser a mais antiga da cidade. A famosa ponte saltou dos livros de história e dos livros de Alexandre Dumas para ser protagonista neste desfile. Toda ela se transformou numa longa passerelle, coberta pelo xadrez da clássica tela Damier em diferentes tons de dourado.
O espetáculo começou logo com a chegada dos convidados, ao pôr do sol e pelo Sena, em barcos (bateaux mouches) que atracavam sob a ponte, e eram depois conduzidos aos seus lugares. Importa assinalar que numa das pontas desta ponte está o quartel-general da Louis Vuitton e aquela, de certa forma, representa a ligação entre Paris e a Virginia, o estado norte-americano de onde o designer é natural. Relata o jornalista da Vogue norte-americana que à chegada ouvia-se uma mistura de “La Vie en Rose” com as buzinadelas do trânsito caótico.
Pharrell dedicou o desfile ao seu antecessor, o designer norte-americano Virgil Abloh, que morreu em novembro de 2021. “Este momento é dedicado ao gigante antes de mim. Para o nosso irmão em espírito”, escreveu Pharrell nas notas do desfile, citadas pelo Vogue. Abloh tinha assumido o cargo de diretor criativo de criações masculinas da Louis Vuitton em março de 2018 e, embora no mundo da moda já fosse um nome bem conhecido através da sua própria marca, a Off-White, foi nesta altura que o mundo ficou atento ao seu talento, quando se tornou o primeiro homem negro ao leme da marca francesa. A estreia de Virgil Abloh foi também um acontecimento, no que aos registos históricos da moda diz respeito, a coleção de estreia foi apresentada em junho desse mesmo ano, sobre uma passerelle arco-íris montada no jardim do Palais Royal e também com inúmeras celebridades a assistir.