890kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Joom abre o seu novo escritório em Lisboa

Este artigo tem mais de 1 ano

A multinacional especializada em e-commerce Joom mudou a sede de Riga para Lisboa no final de 2022, tendo investido num espaço para garantir que os colaboradores se sentem confortáveis e produtivos.

i

Sebastiao C. Campos

Sebastiao C. Campos

Este artigo é da responsabilidade do grupo Joom

O Joom, um grupo internacional de empresas de e-commerce fundado em Riga, na Letónia, em 2016, mudou a sua sede para Lisboa no final de 2022. Seis meses mais tarde, após um investimento significativo num novo espaço, a empresa abriu um moderno escritório de quatro pisos, com 1500 metros quadrados, na baixa de Lisboa. A principal razão pela qual a empresa está a fazer este investimento é a criação de um ambiente confortável e moderno para se trabalhar a partir do escritório. O novo espaço tem atualmente capacidade para 100 pessoas.

Sebastiao C. Campos

Eugenia Panova, Diretora Global de HR Love&Care, Joom, afirmou:  “Historicamente, o Joom tem uma política de trabalho híbrida e todos podem escolher entre trabalhar no escritório ou à distância. Porém, acreditamos que se quisermos que os colaboradores trabalhem a partir do escritório, temos de criar boas condições para o efeito. Atualmente, não basta fornecer coisas básicas, como espaço de trabalho e Internet. É preciso pensar no conforto do ambiente e esta foi uma das principais prioridades quando estávamos a construir a nossa nova sede.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem é o Joom?

Mostrar Esconder

O Joom é um grupo internacional de empresas de e-commerce e fintech, que foi fundado em junho de 2016 em Riga, na Letónia. Atualmente, o Joom inclui as seguintes empresas: Joom Marketplace, uma plataforma para compras em todo o mundo; Onfy, um mercado farmacêutico na Alemanha; JoomPro, uma plataforma para o comércio grossista transfronteiriço.

O Joom tem escritórios na Letónia, China, Hong-Kong, EUA, Alemanha, Luxemburgo e Portugal.

Existem estudos que demonstram que estar sentado à secretária durante todo o dia deixa as pessoas cansadas e menos produtivas. Por isso, o escritório do Joom está dividido em duas áreas: zona de trabalho e zona social. Algumas pessoas preferem trabalhar a partir da zona social ou migrar de um espaço para outro.

Sebastiao C. Campos

Os primeiros três pisos do escritório são constituídos por espaços abertos, com secretárias para 120 pessoas. Para as reuniões, existem 11 salas de reunião e várias ‘phone booths’ com sistemas de insonorização de alta qualidade. O quarto e último andar corresponde ao rooftop do edifício, onde existem diferentes coffee stations com snacks, gelados, bebidas e um terraço com vista para o mar.

Lisboa - a nova Sillicon Valley europeia

Mostrar Esconder

No início de 2022, o Grupo Joom uma pesquisa nos mercados europeus. Procuravam o local mais atrativo de acordo com os principais parâmetros: o clima de investimento e desenvolvimento de start-ups, bem como a atratividade em termos de vida para os trabalhadores. Também realizaram pesquisas dentro da empresa, para se certificarem que essa escolha fosse do agrado da nossa equipa.

Em outubro de 2022, o Joom iniciou o processo de realocação para Portugal, trabalhando para concentrar em Lisboa toda a sua área de desenvolvimento, o que implica não só a realocação dos seus funcionários, mas também a contração de especialistas locais.

Como resultado, após três meses de análise, a escolha recaiu em Lisboa. Hoje, a capital portuguesa está a tornar-se o Vale do Silício europeu e um grande número de empresas de TI estão a mudar-se para a capital portuguesa.

Ekaterina Kursanina, Diretora de Office Care, Joom, destacou: “No nosso escritório, os funcionários têm várias opções e podem trabalhar onde se sentirem mais confortáveis: no terraço, no open space, no lounge ou na sala de reuniões. Não queremos ter apenas escritórios comuns, tentamos sempre que os nossos espaços integrem áreas onde as pessoas possam relaxar, trocar ideias e conversar sem incomodar os outros, onde possam realizar diferentes tipos de reuniões. Acreditamos que é muito mais produtivo trabalhar num escritório dividido em áreas e que isso fomenta a criatividade. Além disso, tentamos proporcionar tudo o que é possível para que os nossos funcionários se sintam confortáveis, motivados e se possam concentrar no seu trabalho.”

Sebastiao C. Campos

No início deste ano, a empresa anunciou a mudança da sua sede de Riga para Lisboa e, nos próximos 10 anos, a Joom planeia investir mais de 200 milhões de euros na economia local.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.