Um iPhone de primeira geração foi vendido este domingo em leilão por 190.373 dólares (cerca de 170 mil euros), quase 380 vezes o seu preço original de 499 dólares, quando o dispositivo inovador foi colocado à venda em 2007.
A LCG Auctions, que organizou a venda, divulgou esta terça-feira que o modelo de iPhone de 4 gigabytes (GB) era 20 vezes mais raro do que o modelo de 8 GB lançado na mesma época, por um preço de 599 dólares.
A situação ocorre principalmente porque o modelo de 4 GB foi descontinuado dois meses após o lançamento, devido à preferência do cliente por uma maior capacidade de memória.
“Um novo padrão foi estabelecido no domingo à noite. Estamos entusiasmados por fazer parte desta fantástica venda recorde”, frisou Mark Montero, fundador da LCG Auctions.
Este é o terceiro iPhone original a ser vendido por valores recordes num leilão. Um modelo de 8 GB foi vendido por 63.356 dólares em fevereiro e outro modelo de 8 GB por 39.340 dólares em outubro de 2022. Todos estavam lacrados de fábrica nas suas embalagens originais.
O iPhone é um dos produtos eletrónicos de maior sucesso do mundo e ajudou a tornar a Apple a primeira empresa de capital aberto com um valor de mercado de 3 biliões de dólares.
A empresa de Cupertino, na Califórnia, alcançou este registo 16 anos após a venda dos primeiros iPhones.