Foi uma mera questão de coincidência de calendários. Tendo em conta que a natação surgia como uma das primeiras modalidades a garantir acesso aos Jogos Olímpicos, tendo em conta que Diogo Ribeiro é nesta fase o expoente máximo de Portugal nas piscinas, quis o destino que o jovem de 18 anos fosse o primeiro a fazer mínimos para garantir uma vaga em Paris-2024. No entanto, aí como em qualquer outra prova nacional ou internacional, por cada feito conseguido há sempre um outro feito por alcançar. Agora, nesta fase da época, o sonho passava por chegar a uma final dos Mundiais absolutos, que se realizam em Fukuoka. E está feito.
????Diogo Ribeiro conquistou um lugar na final dos 50 metros mariposa no Campeonato do Mundo de Natação pura em Fukuoka, Japão.
????️A final está agendada para 24 de julho às 12h46.
Saiba como foi o primeiro dia para os atletas portugueses em https://t.co/CzoCXv7av2#COPortugal pic.twitter.com/L7WOuONaQZ— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) July 23, 2023
No primeiro dia das provas de natação pura nos Mundiais nipónicos, o português terminou a primeira meia-final dos 50 metros mariposa com o quinto melhor tempo (23,04), ficando com a sétima melhor marca no total de apuramento para a prova decisiva que se realiza esta segunda-feira às 12h56. Maxime Grousset (França, 22,72), Dare Rose (EUA, 22,79), Thomas Ceccon (Itália, 22,92), Jacob Peters (Grã-Bretanha, 22,92), Abdelrhaman Sameh (Egito, 22,94) e Benjamin Proud (Grã-Bretanha, 22,96) foram os restantes apurados, sendo que ainda haverá um swim off entre Simon Bucher e Dylan Carter (23,05) pela oitava vaga.
Antes, Diogo Ribeiro, que detém o recorde mundial de juniores da distância (22,96, nos Mundiais juniores do Peru que lhe valeram três medalhas de ouro), tinha sido segundo na nona eliminatória com 23,14, o mesmo tempo do transalpino Thomas Ceccon. Na mesma distância, Miguel Nascimento foi oitavo na sétima eliminatória com o tempo 23,95 e acabou com o 42.º melhor registo entre os 90 inscritos na prova.
Também este domingo, Gabriel Lopes terminou na quarta posição da quarta eliminatória dos 100 metros bruços com o tempo de 1.01,69, ficando a quarto centésimos do seu recorde pessoal. Com esse resultado, o português falhou a entrada nas meias-finais, acabando com o 32.º tempo entre os 70 inscritos. Haiyang Qin (China), Lucas Matzerath (Alemanha), Nick Fink (EUA), Zibei Yan (China), Arno Kamminga (Países Baixos), Josh Matheny (EUA), Nicolo Martinenghi (Itália) e Berkay Ogretir (Turquia) apuraram-se para a final.