Foi uma mera questão de coincidência de calendários. Tendo em conta que a natação surgia como uma das primeiras modalidades a garantir acesso aos Jogos Olímpicos, tendo em conta que Diogo Ribeiro é nesta fase o expoente máximo de Portugal nas piscinas, quis o destino que o jovem de 18 anos fosse o primeiro a fazer mínimos para garantir uma vaga em Paris-2024. No entanto, aí como em qualquer outra prova nacional ou internacional, por cada feito conseguido há sempre um outro feito por alcançar. Agora, nesta fase da época, o sonho passava por chegar a uma final dos Mundiais absolutos, que se realizam em Fukuoka. E está feito.

No primeiro dia das provas de natação pura nos Mundiais nipónicos, o português terminou a primeira meia-final dos 50 metros mariposa com o quinto melhor tempo (23,04), ficando com a sétima melhor marca no total de apuramento para a prova decisiva que se realiza esta segunda-feira às 12h56. Maxime Grousset (França, 22,72), Dare Rose (EUA, 22,79), Thomas Ceccon (Itália, 22,92), Jacob Peters (Grã-Bretanha, 22,92), Abdelrhaman Sameh (Egito, 22,94) e Benjamin Proud (Grã-Bretanha, 22,96) foram os restantes apurados, sendo que ainda haverá um swim off entre Simon Bucher e Dylan Carter (23,05) pela oitava vaga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira confirmação para Paris: Diogo Ribeiro garante mínimos olímpicos com recorde nacional dos 50 metros livres

Antes, Diogo Ribeiro, que detém o recorde mundial de juniores da distância (22,96, nos Mundiais juniores do Peru que lhe valeram três medalhas de ouro), tinha sido segundo na nona eliminatória com 23,14, o mesmo tempo do transalpino Thomas Ceccon. Na mesma distância, Miguel Nascimento foi oitavo na sétima eliminatória com o tempo 23,95 e acabou com o 42.º melhor registo entre os 90 inscritos na prova.

Diogo Ribeiro ganha terceiro ouro e bate recorde do mundo

Também este domingo, Gabriel Lopes terminou na quarta posição da quarta eliminatória dos 100 metros bruços com o tempo de 1.01,69, ficando a quarto centésimos do seu recorde pessoal. Com esse resultado, o português falhou a entrada nas meias-finais, acabando com o 32.º tempo entre os 70 inscritos. Haiyang Qin (China), Lucas Matzerath (Alemanha), Nick Fink (EUA), Zibei Yan (China), Arno Kamminga (Países Baixos), Josh Matheny (EUA), Nicolo Martinenghi (Itália) e Berkay Ogretir (Turquia) apuraram-se para a final.

Outro recorde nacional, uma medalha histórica: Diogo Ribeiro vence bronze nos 50m mariposa dos Europeus