Após a Ucrânia ter decretado que os atletas do país invadido em fevereiro do ano passado podem enfrentar russos e bielorrussos em provas desportivas caso os adversários compitam sob bandeira neutra, um combate de esgrima contribuiu para o aumentar da tensão entre os dois países em guerra. Nos Mundiais de esgrima, a ucraniana Olga Kharlan venceu a russa Anna Smirnova (15-7), em Milão, mas o duelo não ficou por ali.
Anna Smirnova, derrotada, estendeu a mão à adversária. Na esgrima, por regra, Olga Kharlan é obrigada a cumprimentar a sua oponente. No entanto, a ucraniana, estendendo a sua espada, recusou-se a retribuir o gesto, e ficou sujeita a uma penalização por cartão negro que leva à desqualificação e a uma suspensão de dois meses.
????Ukrainian fencer Olga Kharlan refused to shake hands with Russia’s Anna Smirnova after defeating her at the #FencingWorldChampionships. Smirnova filed an appeal for contempt, but the judges did not change the decision.
Kharlan defeated Smirnova with a score of 15:7. pic.twitter.com/fyzPNWFGQT
— KyivPost (@KyivPost) July 27, 2023
Em sinal de protesto em relação à atitude da adversária, Smirnova entrou na pista e sentou-se durante 50 minutos no local onde acabara de competir. Os combates que estavam agendados para aquele lugar tiveram que ser deslocados.
No final, as duas atletas foram eliminadas. Uma por ter perdido o combate, a outra por ter sido desqualificada. Assim, a búlgara Yoanna Ilieva não teve de subir à pista na segunda ronda e seguiu em frente sem competir.
Mykhailo Podolyak, conselheiro de Volodymyr Zelensky, divulgou no Twitter uma fotografia de Anna Smirnova com um soldado russo. “A fotografia mostra a esgrimista russa que a ucraniana Olga Kharlan se recusou a apertar a mão no Mundial após vencer numa luta justa. Como se pode ver, Smirnova admira abertamente o exército russo, que está a matar ucranianos e a destruir as nossas cidades. A Federação Internacional de Esgrima (FIE) desclassificou a representante ucraniana por não apertar a mão da russa. FIE, não devia ser tomada uma posição? O dinheiro russo não cheira a sangue?”, escreveu o dirigente ucraniano.
The photo features Anna Smirnova, the Russian fencer who Ukrainian Olha #Kharlan refused to shake hands with at the World Championships after winning a fair bout. As you can see, she openly admires the Russian army, which is killing Ukrainians and destroying our cities. The… pic.twitter.com/je1o94n3OX
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) July 27, 2023