Mais três vestidos de Diana, a princesa de Gales, vão chegar ao mercado em breve. As peças vão a leilão no início de setembro e entre elas está um vestido comprido vermelho criado por Bruce Oldfield, um designer que está especialmente em alta porque foi quem assinou o vestido que Camila usou na cerimónia de coroação e é amigo pessoal da rainha consorte.
A Julien’s Auctions vai realizar o leilão “Legends: Hollywood and Royalty” ao longo dos dias 6, 7 e 8 de setembro e conta com mais de 1400 objetos que tiveram um papel no cinema ou pertenceram a personalidades memoráveis. A casa leiloeira norte-americana, em Beverly Hills, aliou-se ao TCM (Turner Classic Movies) para um evento que celebra os “100 anos da Warner Bros”. Os vestidos de Diana estarão entre as peças mais mediáticas deste leilão, sendo o vermelho o mais carismático dos três e uma combinação perfeita de realeza com glamour de Hollywood.
Este vestido vermelho é uma criação do designer Bruce Oldfield. A antiga princesa de Gales usou o vestido em atos públicos, pelo menos duas vezes. Para um banquete durante uma visita de estado do governante dos Emirados Árabes Unidos no hotel Claridge’s, em Londres, em 1989. Nesta ocasião, Diana deu ainda mais brilho ao seu look com a tiara Spencer, uma joia da sua família. Outra ocasião em que Diana deu nas vistas de vermelho foi na premiére do filme “Hot Shots!”, em Londres, em 1991. Espera-se que o vestido seja vendido por um valor entre e 160 e 320 mil libras (aproximadamente 186 e 373 mil euros), segundo o Daily Mail.
Os outros dois vestidos são menos impactantes, mas também integraram o guarda-roupa da princesa e Gales. Um dos vestidos uma silhueta justa ao corpo e um design composto por quatro barras horizontais em branco e preto. É uma criação da designer Catherine Walker e foi usado por Diana num evento privado. O outro vestido está dividido em dois blocos de cor, tem uma parte de cima com decote em V e em preto e uma saia em verde jade. A peça é assinado pela mesma designer e foi usada pela princesa de Gales num jantar de gala no Royal York Hotel, em Toronto em 1986.
O leilão vai contar com variados objeto como um vestido de Audrey Hepburn, armas fictícias, isqueiros de Humphrey Bogart, joias de Lauren Bacall, peças qeu entraram em filmes da saga “Star Wars” e “Star Treck” e ainda varinhas da saga “Harry Potter”, entre muitas outras sugestões. Algumas podem ser vistas o vídeo divulgado pela própria leiloeira.
Foram várias as peças de moda que pertenceram a Diana, a princesa de Gales e que, recentemente, estão ou estiveram à procura de novos donos em diferentes leilões. A cruz Attallah é uma joia que for comprada por Kim Kardashian no início do ano por quase 190 mil euros. Um vestido de baile em veludo foi vendido por mais de 550 mil euros num leilão inovador da Sotheby’s no final de janeiro. A famosa camisola de malha com ovelhas ainda será vendida pela mesma casa leiloeira no início do próximo mês de setembro.
Bruce Oldfield criou mais de 100 looks para Diana ao longo de uma década, apanhando os coloridos anos 80. Com Camila a relação é pessoal. O britânico é um dos designers favoritos da rainha consorte, que já usou várias criações suas em atos oficiais. Alguns dos looks mais memoráveis serão o vestido turquesa que usou na apresentação do mais recente filme da saga 007, “Sem tempo para Morrer”, assim como o conjunto do primeiro dia de celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II.
No entanto o mais importante foi, sem dúvida, o vestido da coroação. No dia 6 de maio, Camila tornou-se a primeira rainha consorte coroada desde 1937. O vestido teve direito a nome próprio, o Vestido da Coroação, e foi feito em seda branca com bordados. Todo o vestido é ricamente bordado em branco, mas destacam-se os bordados a fio de ouro que refletem o gosto dos reis pela Natureza e pelo campo britânico, através de flores campestres e é possível reconhecer também as flores das quatro nações do Reino Unido, a rosa, o cardo, o narciso e o trevo, tal como no vestido da princesa de Gales. Na parte a frente da saia estão também bordados dois cães que são uma referência pessoal da vida da rainha, uma vez que Camila adotou dois Jack Russell terriers, Beth e Bluebell, na associação sem fins lucrativos londrina Battersea Dogs and Cats Home, da qual é patrona. Nos retratos oficiais da coroação alguns destes pormenores são bem visíveis.