O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acredita que o homólogo russo, Vladimir Putin, não vai “aguentar nem mais dez anos” no poder. “Ele não é mais quem era”, notou o Chefe de Estado ucraniano.
Numa entrevista à Globo publicada esta segunda-feira, o Chefe de Estado ucraniano referiu que a Rússia não é hoje capaz “de ocupar a Ucrânia por completo”, ainda continue a ser o desejo dos russos. Mas, ressalvou Volodymyr Zelensky, as elites de Moscovo já “entenderam que não capazes”.
Para Volodymyr Zelensky, a Rússia era capaz de controlar a Ucrânia “no início da guerra”. “Eles acharam que iam conseguir, mas nós fizemos tudo para evitar isso.”
“Fizemos coisas aqui dentro e fora que nos tornaram mais fortes do que eles”, assinalou Volodymyr Zelensky, que reconheceu, contudo, que a Rússia pode voltar a “ocupar a Ucrânia”. Não obstante, as tropas russas precisam de “respirar, reunir novamente as forças, precisam de tempo para juntar forças, precisam que se retirem as sanções e apoio do mundo”.
Para mais, a Rússia precisa, de acordo com Volodymyr Zelensky, que a “Ucrânia se cale”. “A Ucrânia não vai ficar calada, a Ucrânia vai agir”, garantiu. “Enquanto vivermos não deixaremos que eles voltem a ser tão fortes do que nós.”