Siga o nosso liveblog para acompanhar em direto todas as atualizações sobre a JMJ 2023.

Passavam poucas horas depois de o Airbus A320 da ITA Airways ter aterrado no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, e o Papa já tinha quebrado o protocolo no breve intervalo de tempo que tinha corrido na agenda. Tudo para beijar e benzer alguns bebés que foram levados até aos percursos percorridos pelo Pontífice esta quarta-feira, segundo dia oficial da Jornada Mundial da Juventude e primeiro de Francisco em Portugal. Os momentos aconteceram pelo menos quatro vezes, apesar das forças de segurança terem indicado que uma paragem seria praticamente impossível de acontecer.

O primeiro destes episódios foi protagonizado pela pequena Maria do Carmo, de apenas um mês e meio, à chegada ao Centro Cultural de Belém. À CNN Portugal, os pais contaram: “Foi pegada ao colo e beijada pelo Santo Padre. Foi uma alegria e uma bênção enormes.” Quando questionados sobre o Papa ter mandado parar o carro para cumprimentar a criança, continuaram: “Nós estávamos aqui à espera que o Papa passasse para o saudar e resolvi colocar a Maria do Carmo bem alta, à frente, para ver se o Papa a conseguia ver e viu”, recordando “um momento muito emocionante”.

“Nem era suposto virmos cá, acabámos por vir. Foi tudo muito rápido, não estávamos a contar com isto, mas aconteceu e foi uma grande emoção”, acrescentou o pai.

Ainda no mesmo local e mantendo-se sentado no carro, Francisco abençoou um segundo bebé em frente ao Centro Cultural de Belém.

O segundo bebé abençoado por Francisco à chegada ao CCB

O Pontífice seguiu então para a Nunciatura Apostólica, onde quebrou o protocolo ao sair do carro e cumprimentar a multidão. Foi nessa altura que benzeu a terceira bebé, Maria. Marta Moniz Pereira, a mãe, explicou  à SIC Notícias: “Temos estado a participar nas jornadas, mas gostávamos de ver o Papa de perto e viemos aqui hoje sabendo que [isso] seria pouco provável.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E continua: “Quando o Papa chegou e saiu do carro, pediu para tirarem as barreiras e passar mais perto da multidão que o esperava. O segurança pegou na Maria ao colo e levou-a ao Papa, que lhe deu um beijinho na testa e deu-lhe a bênção.”

As prendas trocadas pelo Papa Francisco com Marcelo, Costa e Santos Silva

Por volta das 17 horas, à saída da Nunciatura Apostólica — onde esteve reunido com o primeiro-ministro António Costa —, o Papa Francisco beijou e abençoou um quarto bebé quando as forças de segurança deixaram uma mãe aproximar-se com a criança pequena ao colo. O Papa Francisco saiu a pé, apoiado num andarilho, e saudou as centenas de pessoas que o esperavam concentradas nos dois cruzamentos da rua da Nunciatura, gritando “queremos ver o Papa” e “esta é a juventude do Papa”.

À saída na Nunciatura Apostólica, as forças de segurança deixaram uma mãe aproximar-se do Santo Padre com um bebé ao colo