Siga o nosso liveblog para acompanhar em direto todas as atualizações sobre a JMJ 2023.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa recomendou que os não-inscritos na JMJ 2023 acompanhem na quinta-feira a Cerimónia do Acolhimento — o primeiro encontro do Papa com os jovens da Jornada Mundial da Juventude — a partir de um palco no Terreiro do Paço. Durante a tarde de quarta-feira, Filipe Anacoreta Correia visitou o Centro de Coordenação de Mobilidade de Lisboa, onde é analisado em tempo real o fluxo de pessoas em toda a cidade, incluindo nos acessos rodoviários e transportes públicos.

“[No Terreiro do Paço] temos um palco disponível onde as pessoas poderão também acompanhar a celebração, caso haja um excesso de pessoas na Avenida da Liberdade e na Praça dos Restauradores”, declarou. Apesar da “presença de uma multidão muito acima do que é habitual no Parque Eduardo VII” na terça-feira, o balanço do primeiro dia da JMJ é positivo em termos de mobilidade, de acordo com o vice-presidente da autarquia.

Contudo, a situação nos próximos dias pode ser diferente. A CML espera um afluxo muito maior, em particular na zona do Parque Eduardo VII. Mas há uma grande “indefinição” sobre o número de pessoas a esperar, por este ser um evento aberto e o número de não-inscritos ser imprevisível. A única certeza é que o número pode ser “muito superior” ao dos 300 mil inscritos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Momentos de ternura na JMJ: os (pelo menos) quatro bebés que o Papa Francisco benzeu

Por essa razão, e para evitar uma situação caótica nos arredores do Parque, a CML sugere a alternativa no Terreiro do Paço, onde há capacidade para “umas boas dezenas, senão mesmo mais de uma centena de milhares de pessoas, como já tem acontecido em alguns eventos”.

A CML, adianta, já identificou cenários para prevenir a enchente no Parque Eduardo VII. “Sempre soubemos que há um crescendo ao longo da semana. Ontem [terça-feira], seria um dia com grande número de pessoas, mas muito aquém daquilo que será o número de quinta-feira e na sexta-feira, esse número terá um crescimento ainda maior mais substancial. E sabemos também que o maior aumento será no Parque Tejo. Tudo isso estava planeada.”

Ainda sobre os acessos à cidade no primeiro dia da JMJ 2023, Anacoreta Correia considerou que correram “surpreendentemente bem” e que “não houve nada do caos anunciado que estava previsto.” E acrescentou: “Os protagonistas foram os lisboetas que, de uma forma muito tranquila e responsável, criaram espaço para vir uma nova população nestes dias”, declarou aos jornalistas admitindo que nesta terça-feira “a cidade esvaziou-se, de certa maneira.”

A Cerimónia de Acolhimento deve acontecer pelas 17h30 no altar montado no alto do Parque Eduardo VII. Durante a manhã, o Papa Francisco vai visitar os jovens de Scholas Occurrentes, na sede, em Cascais, visitando vários pontos de interesse do concelho, num percurso que levará ao corte temporário de trânsito em várias ruas.

Papa em Cascais: cortes de trânsito, onde estacionar e os sítios onde pode ver Francisco a passar