O número de portugueses que emigraram para o Brasil aumentou em 2022, mas com valores que se mantêm longe dos registados há uma década, segundo dados do Observatório da Emigração.

Citando dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública brasileiro, o Observatório revela que, em 2022, entraram no Brasil 562 portugueses.

Dos 25.061 estrangeiros que entraram no Brasil no ano passado, os portugueses representaram 2,2%. Em 2013, 4,7% dos estrangeiros que emigraram para o Brasil eram portugueses.

Bancos públicos brasileiros prometem 830 milhões de euros para projetos verdes na Amazónia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Observatório, em 2020 e 2021 a entrada de portugueses no Brasil foi inferior a 500 entradas anuais, ultrapassando esta fasquia em 2022, quando emigraram para o Brasil 562 portugueses, ou seja, mais 21,9%.

Lula da Silva reúne Presidentes de países amazónicos para conter devastação da floresta

A tendência recessiva verificada nos últimos anostraduziu-se numa perda relativa de importância da imigração portuguesa“, adianta o Observatório da Emigração, que é uma estrutura técnica e de investigação independente integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

[Já saiu: pode ouvir aqui o primeiro episódio da série em podcast “Um Espião no Kremlin”. É a história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra, do KGB à Ucrânia]