O Aeroporto de Lisboa movimentou cerca de 960.000 passageiros na semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mais cerca de 10.000 passageiros por dia face ao normal no pico de verão, anunciou esta quarta-feira a ANAC.

Em comunicado publicado na página da internet, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) informou que “entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foram movimentados, no Aeroporto de Lisboa, cerca de 960.000 passageiros”.

De acordo com o regulador da aviação, nos dias 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto foi ultrapassada a marca dos 110.000 passageiros por dia, correspondendo a um acréscimo de cerca de 10.000 passageiros por dia face ao que é normal para o pico de verão.

Ainda assim, os valores registados durante a JMJ não ultrapassaram o máximo histórico de 113.555 passageiros movimentados na Portela no dia 16 de julho, avançou à Lusa fonte oficial da ANAC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não obstante o grande fluxo de passageiros verificado, em simultâneo com situações de greve, verificou-se que a operação aeroportuária nestes dias decorreu sem constrangimentos significativamente mais impactantes do que os que já decorrem das circunstâncias da operação de verão no Aeroporto Humberto Delgado”, apontou o regulador.

A ANAC, que esteve presente diariamente no aeroporto de Lisboa com várias equipas, durante a JMJ, agradeceu ainda aos trabalhadores, a todos os envolvidos no sistema da aviação civil, aos passageiros que colaboraram com as autoridades e às entidades envolvidas no certame religioso, que contribuíram “para o sucesso do evento”.

A JMJ de Lisboa terminou no domingo, no mesmo dia em que o Papa Francisco, que chegou a Portugal na quarta-feira, regressou ao Vaticano.

O maior acontecimento da Igreja Católica juntou cerca de 1,5 milhões de jovens no Parque Tejo (Lisboa) para uma missa e uma vigília, com a presença do Papa Francisco.

Neste vídeo cabem 1,5 milhões de pessoas

A próxima JMJ realiza-se dentro de quatro anos em Seul, na Coreia do Sul.

Próxima JMJ vai ser em Seul, na Coreia do Sul, em 2027