Com preços desde 37.895€, o primeiro Volvo a bateria que recorre a uma plataforma específica para veículos eléctricos (a SEA da Geely, que também serve o Smart #1) já pode ser encomendado desde Junho, embora só esteja previsto que as primeiras unidades comecem a desembarcar nos concessionários portugueses em Janeiro de 2024. Ora, para atenuar a espera ou cativar indecisos, a marca sueca acaba de anunciar que o EX30 já está a caminho do nosso país, nomeadamente de Lisboa e do Porto.
A Volvo Portugal vai montar um pop-up studio na Casa da Música, de 13 a 17 de Setembro, e depois ruma à capital, até à Gare do Oriente, de 20 a 24 de Setembro. Esta será uma forma de dar a conhecer ao público a sua mais recente novidade a bateria, com a marca a aproveitar a apresentação nacional do EX30 para proporcionar test-drives aos eléctricos que já integram o seu portefólio, nomeadamente os C40 e XC40 Recharge. Para conduzir estes modelos, há que efectuar o agendamento online, o mesmo acontecendo com a visita para ver ao vivo e a cores o SUV mais pequeno da Volvo.
Recorde-se que o EX30 é proposto em três versões, cujos preços arrancam nos 37.895€ da versão Single Motor (272 cv/343 Nm, bateria de 51 kWh e 344 km de autonomia). Com a mesma mecânica, mas alimentada por uma bateria de 69 kWh, surge o EX30 Single Motor Extended Range, cujo alcance entre carregamentos salta para uns mais interessantes 480 km. Esse mesmo acumulador também se encontra ao serviço do topo de gama EX30 Twin Motor Performance que, como o nome indica, monta mais um motor eléctrico para oferecer tracção integral e uma potência combinada de 428 cv e 543 Nm de binário. O alcance entre ligações a um carregador cai para 460 km, da mesma forma que os 0-100 km/h baixam para 3,6 segundos, contra os 5,7 e 5,3 das versões Single Motor e Extended Range, respectivamente. Por cá, os preços da versão com maior autonomia iniciam-se nos 43.244€, ao passo que o EX30 mais potente exige em troca 49.580€.