O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu esta segunda-feira o primeiro-ministro do Vietname, Pham Minh Chinh, e manifestou o interesse do Mercosul em negociar um acordo comercial com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

“É possível avançar” para uma negociação na qual o Mercosul (bloco económico formado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) “está muito interessado”, disse Lula da Silva ao lado do presidente vietnamita.

A ASEAN é composta pela Birmânia (Myanmar), Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Destes países, apenas Singapura já chegou a um acordo comercial com o Mercosul, que anunciou, em meados do ano passado, a conclusão do pacto, atualmente em processo de ratificação nos parlamentos correspondentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Lula da Silva, o que resta deste ano, período em que o Brasil ocupa a presidência semestral do Mercosul, pode servir para iniciar essas negociações, nas quais o líder vietnamita também manifestou interesse.

O Presidente brasileiro usou máscara facial por recomendação médica, já que no final desta semana será internado para uma cirurgia na qual será corrigido um problema na cabeça do fémur, que há meses lhe causa fortes dores.

Durante o encontro, os dois líderes também discutiram as bases para uma maior cooperação entre Brasil e Vietname nas áreas da ciência e tecnologia, educação, defesa e energias renováveis, entre outras.

Em 2022, o comércio bilateral entre os dois países atingiu 6,4 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros), quase 60% representado pelas exportações brasileiras, compostas principalmente por carne suína e de frango, soja e algodão.