Portugal vai organizar em novembro a segunda conferência da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), anunciou esta quinta-feira em Bruxelas o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

A segunda conferência da Frontex vai decorrer no Porto em 15 e 16 de novembro para, indicou o ministro, “partilhar as boas práticas no que respeita à regulação e segurança de fronteiras”.

Na conferência serão abordados temas como “trabalhar com maior segurança na origem e no trânsito dos fluxos migratórios” e ainda a “prevenção de práticas de auxílio à imigração ilegal” e à criminalidade que lhe é conexa, indicou José Luís Carneiro em declarações aos jornalistas portugueses no final do Conselho de ministros da Justiça e Assuntos Internos da União Europeia (UE). A primeira conferência da Frontex realizou-se em Amã, na Jordânia.

Meloni diz que pressão migratória sobre Itália é insustentável e quer ação da União Europeia

Na reunião do Conselho, referiu também, foi negociado com países da América Latina o reforço da cooperação policial e do combate à criminalidade organizada, com destaque para o tráfico de droga e de seres humanos. A plataforma com a América Latina de reforço da cooperação policial será, em 2024, alargada ao Brasil, adiantou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR