(em atualização)
Um sismo de magnitude 7.0 foi sentido nas Filipinas, a 26 quilómetros de Glan, na província de Sarangani. Foi emitido um alerta de tsunami, depois do abalo que foi sentido às 16h14, hora local (menos oito horas em Lisboa), segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) refere que não foi emitido qualquer alerta de tsunami.
O terramoto levou ao enceramento de dois centros comerciais, SM City General Santos e Robinsons GenSan, e o Departamento Nacional de Defesa está a investigar uma morte, de acordo com a agência AP.
#Filipinas ???????? #lindol #earthquake
Se dice que el mar retrocedió repentinamente después del terremoto de magnitud 7, seguido de olas moderadas frente a la costa de la ciudad de General Santos.???? Yvonne Gennie pic.twitter.com/xxxAIvBtI7
— Centinela35 (@Centinela_35) November 17, 2023
‼????TSUNAMI ALERT
Following the #earthquake (#lindol) M7.0 occurred 27 km S of #Glan (#Philippines) 11 min ago (local time 16:14:12). Move away from the coast and reach a higher place. Follow national authorities' directives. Updates at the links provided below???? pic.twitter.com/d2RIWvT1YY— EMSC (@LastQuake) November 17, 2023
O sismo submarino localizou-se a 26 quilómetros de Burias, na ilha de Mindanau, no extremo sul das Filipinas, segundo o USGS.
???? Video and images emerging after a M6.7 earthquake struck Mindanao in the #Philippines. Terrifying ???? pic.twitter.com/KkKVLU53vt
— Volcaholic ???? (@volcaholic1) November 17, 2023
Ocorreu a 78 quilómetros de profundidade às 16:14 locais (08:14 em Lisboa), segundo a agência francesa AP.
O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas mediu o terramoto com uma magnitude de 7,2 e disse que tinha ocorrido a apenas 10 quilómetros de profundidade, noticiou a agência norte-americana AP.
Os terramotos superficiais são mais suscetíveis de causar danos na superfície da Terra.
As Filipinas sofrem regularmente terramotos e erupções vulcânicas devido à sua localização no “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de falhas sísmicas à volta do oceano.
Notícia atualizada às 16h10 c0m as informações sobre os centro comerciais encerrados e uma vítima mortal.