(em atualização)

Um sismo de magnitude 7.0 foi sentido nas Filipinas, a 26 quilómetros de Glan, na província de Sarangani. Foi emitido um alerta de tsunami, depois do abalo que foi sentido às 16h14, hora local (menos oito horas em Lisboa), segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) refere que não foi emitido qualquer alerta de tsunami.

O terramoto levou ao enceramento de dois centros comerciais, SM City General Santos e Robinsons GenSan, e o Departamento Nacional de Defesa está a investigar uma morte, de acordo com a agência AP.

O sismo submarino localizou-se a 26 quilómetros de Burias, na ilha de Mindanau, no extremo sul das Filipinas, segundo o USGS.

Ocorreu a 78 quilómetros de profundidade às 16:14 locais (08:14 em Lisboa), segundo a agência francesa AP.

O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas mediu o terramoto com uma magnitude de 7,2 e disse que tinha ocorrido a apenas 10 quilómetros de profundidade, noticiou a agência norte-americana AP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os terramotos superficiais são mais suscetíveis de causar danos na superfície da Terra.

As Filipinas sofrem regularmente terramotos e erupções vulcânicas devido à sua localização no “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de falhas sísmicas à volta do oceano.

Notícia atualizada às 16h10 c0m as informações sobre os centro comerciais encerrados e uma vítima mortal.