Mais de duas semanas depois do desabamento de terras que deixou 41 trabalhadores soterrados num túnel rodoviário no norte da Índia, e após uma longa e complexa operação de escavação, foram esta terça-feira retirados dos escombros os 41 homens.
Pelas 20h30 locais (14h30 em Lisboa) surgiu a notícia de que o primeiro homem já tinha sido retirado através do túnel escavado para resgatar os trabalhadores. De acordo com a Sky News, cerca de 40 minutos depois a totalidade dos trabalhadores já tinham sido retirados do túnel colapsado — ao contrário das previsões iniciais, que apontavam para a possibilidade de o resgate demorar cerca de quatro horas. Na zona envolvente estava uma fila de ambulâncias para transportar todos os homens para o hospital.
Quando o primeiro trabalhador saiu do túnel, ouviram-se ruidosos festejos na zona, diz a BBC.
Imagens divulgadas pelos meios de comunicação indianos mostram os primeiros trabalhadores a sair dos escombros e a serem cumprimentados por Pushkar Singh Dhami, ministro-chefe do Estado de Uttarakhand, onde ocorreu o acidente.
#WATCH | Uttarkashi (Uttarakhand) tunnel rescue: CM Pushkar Singh Dhami meets the workers who have been rescued from inside the Silkyara tunnel. pic.twitter.com/5gZHyuhrqF
— ANI (@ANI) November 28, 2023
Durante o dia desta terça-feira, foi notícia que as equipas de salvamento indianas já tinham conseguido atravessar os escombros e colocar uma conduta por onde cada um dos 41 trabalhadores soterrados num túnel rodoviário que desmoronou no norte da Índia deve sair. O anúncio tinha sido feito por Pushkar Singh Dhami, ministro-chefe do Estado de Uttarakhand no X.
O tenente-general Hasnain explicou que levaria “pelo menos três a quatro horas” para retirar todos os trabalhadores presos dentro do túnel porque demora “3 a 5 minutos para cada uma das 41 pessoas”. Além disso, “os paramédicos também entrarão no túnel no momento da retirada”, o que atrasa sempre um pouco mais o processo.
बाबा बौख नाग जी की असीम कृपा, करोड़ों देशवासियों की प्रार्थना एवं रेस्क्यू ऑपरेशन में लगे सभी बचाव दलों के अथक परिश्रम के फलस्वरूप श्रमिकों को बाहर निकालने के लिए टनल में पाइप डालने का कार्य पूरा हो चुका है। शीघ्र ही सभी श्रमिक भाइयों को बाहर निकाल लिया जाएगा।
— Pushkar Singh Dhami (Modi Ka Parivar) (@pushkardhami) November 28, 2023
Horas antes, o ministro-chefe do Estado de Uttarakhand tinha revelado que um tubo de aço suficientemente largo para permitir a passagem dos homens fora “introduzido até 52 metros dentro do túnel e deveria perfurar [os escombros] a 57 metros (…) A operação de salvamento deverá estar concluída em breve”, declarou aos jornalistas Pushkar Singh Dhami.
आज प्रातः सिलक्यारा पहुंचकर टनल में चल रहे रेस्क्यू ऑपरेशन का स्थलीय निरीक्षण किया। श्रमिकों को बाहर निकालने हेतु 52 मीटर तक पाइप पुश किया जा चुका हैं।
इस दौरान टनल में फंसे श्रमिकों का कुशलक्षेम जाना और चिकित्सकों को श्रमिक भाइयों से निरंतर संपर्क में रहने के निर्देश दिए। सभी… pic.twitter.com/beR3j3A7mS
— Pushkar Singh Dhami (Modi Ka Parivar) (@pushkardhami) November 28, 2023
O tubo perfurou esta manhã os escombros e chegou até aos trabalhadores para permitir a sua saída. Nas imagens transmitidas pelos meios de comunicação social indianos veem-se as ambulâncias no local, prontas para levar os homens.
उत्तराखंड | उत्तरकाशी सुरंग में फंसे 41 श्रमिकों को बचाने के लिए बचाव अभियान चल रहे। #UttarkashiTunnel #UttarakhandTunnelRescue #Uttarakhand #TunnelRescue pic.twitter.com/va1OHWYFAC
— IBC24 News (@IBC24News) November 28, 2023
Após vários contratempos, engenheiros militares e os mineiros trabalharam manualmente para abrir caminho através da rocha e dos escombros, a fim de desobstruir a última secção e chegar aos homens, presos há 17 dias.
Militares indianos preparam-se para escavar à mão túnel para tirar trabalhadores presos
Uma equipa de três pessoas escavava e inseria, à vez, as últimas secções de um tubo de aço com largura suficiente para um homem passar e para permitir retirar os trabalhadores.
Estes encontravam-se presos no local desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terras provocou a derrocada de uma parte do túnel de 4,5 quilómetros que estavam a construir, a cerca de 200 metros da entrada.
As autoridades começaram a fornecer aos trabalhadores refeições quentes através de um tubo de 15,24 centímetros de diâmetro, no início da semana passada, depois de terem passado dias a sobreviver com alimentos secos enviados através de um canal mais estreito. O oxigénio chega por um canal separado.
Uttarakhand está repleto de templos hindus, e a construção de autoestradas e edifícios tem sido constante para acomodar o fluxo de peregrinos e turistas.
Este túnel faz parte da estrada Chardham, um projeto federal emblemático que liga vários locais de peregrinação hindu.