Esta nova empresa, formada pela Iberdrola e pela bp pulse, prevê assim “investir mil milhões de euros na instalação de 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030, todos com energia 100% renovável”.
A sociedade conjunta inicia a sua atividade com mais de 300 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido para veículos elétricos, indicaram.
A nova empresa terá sedes independentes em Madrid e no Porto, e será dirigida por Pablo Pirles, da Iberdrola, nomeado diretor-geral, e Elena Melia, da bp, como futura diretora financeira, lê-se na mesma nota.
A Iberdrola detém uma infraestrutura de carregamento residencial, empresarial e pública, “incluindo soluções para transporte urbano e pesado”, segundo o comunicado.
Por sua vez, a bp conta com uma rede de 1.300 estações de serviço em Espanha e Portugal, que poderão ser usadas “como ‘hubs’ de carregamento para a nova empresa conjunta.
O objetivo, destacaram, “é promover o acesso a todos os cidadãos a uma infraestrutura de carregamento fiável de alta velocidade, ajudando a eliminar uma das principais barreiras para a adoção de veículos elétricos”.