Os ministros do Ambiente da União Europeia (UE) concordaram, esta segunda-feira, numa posição negocial para o setor das embalagens, que favorece a sua reciclagem e reutilização.
Com o acordo desta segunda-feira, o Conselho Europeia está pronto para iniciar negociações com o outro colegislador – o Parlamento Europeu (PE) – para se chegar a um consenso.
A proposta adotada esta segunda-feira, segundo um comunicado, exige que todas as embalagens sejam recicláveis e que a presença de substâncias que suscitam preocupação seja minimizada.
Comissão Europeia quer reduzir embalagens em 15% per capita até 2040
A legislação – que irá substituir regras de 1994 – visa ainda minimizar a produção de resíduos de embalagens, estabelecendo objetivos vinculativos de reutilização, restringindo certos tipos de embalagens de utilização única e exigindo que os operadores económicos reduzam ao mínimo as embalagens utilizadas.
Quando uma embalagem se torna lixo, prevê-se que seja garantida a sua recolha, seleção e reciclagem. Segundo dados de Bruxelas, em 2021 cada europeu gerou 190 quilos de resíduos de embalagens.