Muitos apontaram a morte antecipada da Lancia, numa fase em que o histórico construtor italiano produzia apenas o Ypsilon, um pequeno modelo, já muito antigo e que, por isso mesmo, comercializava apenas em Itália. Mas a fusão da Fiat Chrysler Automobiles com a PSA, que deu origem à Stellantis, abriu novas perspectivas à marca transalpina. Sobretudo, por ter sido assumida como uma das marcas de luxo do grupo liderado pelo gestor português Carlos Tavares.
A Lancia vai assim ter direito a uma gama integralmente nova e 100% eléctrica, excepção feita para a nova geração do Ypsilon, que recorrerá a uma plataforma multienergia – um chassi convencional que lhe permite montar mecânicas a combustão ou eléctricas a bateria, sem optimizar as vantagens destas últimas –, o que lhe abre a possibilidade de colocar no mercado um modelo acessível com motor principal a gasolina e, em alternativa, um eléctrico a bateria. E é precisamente este novo Ypsilon que a Lancia vai lançar em Fevereiro de 2024, com dimensões similares às do Peugeot 208, com o qual partilha a plataforma.
Com um motor híbrido a gasolina ou eléctrico, o novo utilitário da Lancia promete distinguir-se sobretudo pela estética arrojada que lança a nova imagem da marca, em linha com o Pu+Ra HPE Concept, protótipo com uma frente característica e inovadora, aliada a uma traseira cujos farolins fazem recordar o saudoso Stratos.
A cerca de um mês do desvendar completo do modelo, a Lancia continua a revelar teasers que antecipam pequenos detalhes do utilitário, tendo desta vez libertado o 4.º “aperitivo” para o pequeno Ypsilon. Mas se a Lancia divulga teasers, utilizadores do Instagram publicam fotos de protótipos que escapam assim para a Internet, como pode ver acima e em baixo.