Já lá vai o tempo em que os preconceitos associados a um automóvel elétrico faziam sentido. Hoje, não só eles são cada vez mais uma realidade, como uma escolha acertada. Ainda assim, este caminho traçado na estrada da mobilidade é longo. De acordo com o estudo “Mobilidade Elétrica em Portugal”, lançado este ano, um em cada dez automóveis novos vendidos em Portugal é elétrico e apenas 2% dos automobilistas portugueses possuem automóveis elétricos. O que é certo é que, na maior parte dos casos, esta reticência em apostar num elétrico provém de um receio de que a sua praticidade e funcionalidade seja inferior à de um automóvel movido a combustão.

Mas e se lhe dissermos que existe o automóvel que vem contrariar todas estas conceções e surge para nos mostrar que escolher elétrico é escolher segurança, praticidade, conforto e uma resposta adequada a todas as nossas necessidades? Não só existe como foi considerado o Elétrico do Ano.

A bordo o Renault Megane E-Tech fica fácil de perceber porque é que esta é a escolha ideal para todos os momentos. Começando pelo seu exterior, e porque os olhos também são decisivos na hora de escolher, o seu design único e apelativo, combina a imponência dos SUV com as linhas agressivas e compactas dos desportivos. As rodas de 20’, a assinatura luminosa em full LED, a faixa 3D ondeada na traseira e os detalhes cromados em dourado fazem-no destacar-se em qualquer fila de trânsito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E se brilha por fora, brilha ainda mais por dentro. Este automóvel foi concebido para simplificar e melhorar todas as suas viagens. Se a sua vida é passada de um lado para o outro, saiba que o poderá fazer com o melhor conforto possível, tanto para condutor, como para os passageiros, graças à inédita plataforma que esconde as baterias e que permite um piso totalmente plano.

Mesmo se for o tipo de pessoa que gosta de ter o automóvel cheio ou cuja família é bastante numerosa, não se preocupe, espaço é coisa que também não falta: há 33 litros de espaço de arrumação e compartimentos e, ainda, 440 L de capacidade da bagageira. A estas características junta-se uma experiência de condução premium, com comandos reagrupados junto ao volante de tamanho reduzido, que libertam espaço e aumentam a segurança, e a nova direção assistida elétrica e o baixo centro de gravidade, que oferecem agilidade acima da média.

Se, por outro lado, aquilo que procura num automóvel é a versatilidade para as grandes viagens, então é caso para dizer que este será o seu melhor copiloto. À semelhança de outros modelos Renault, também o Megane E-Tech conta com o sistema openR Link com Google integrado, para utilizar no generoso ecrã de de 774 cm2 de área útil. Este sistema não é apenas útil para entreter, mas também para planificar as viagens, já que é capaz não só de calcular o melhor trajeto como o estado da bateria e, caso seja necessário carregar pelo caminho, ajuda a perceber onde e durante quanto tempo será ideal fazê-lo, calculando o percurso e a paragem, ou paragens, mais eficientes.

E porque falar no Renault Megane E-Tech é falar também em autonomia, resta saber que poderá ter acesso a uma autonomia de até 470km em ciclo misto, segundo o padrão WLTP, sendo capaz de recuperar 300km de autonomia em apenas 30 minutos. Como se tudo isto não bastasse, representa ainda uma poupança para a carteira. Sabia que, em média, carregar o Megane E-Tech numa tomada doméstica custa 3€ por cada 100km, ou seja, três vezes menos do que um automóvel equivalente movido a combustão? Já para quem não tem ponto de carregamento em casa, a Renault dispõe de um serviço de acompanhamento no projeto de instalação de uma solução de carregamento, o Mobilize Charge, que está preparado para carregar o automóvel nos períodos em que a energia é mais barata, mais verde e a procura menor, tudo para reduzir a pegada carbónica do seu automóvel. Na aplicação dedicada é, inclusive, possível consultar todos os ganhos.

A conclusão é simples: seja qual for o seu estilo de vida, seja no campo ou na cidade, não há melhor companhia na hora de se fazer à estrada. Se ainda não acredita, é altura de ver para crer. Dirija-se ao concessionário Renault mais próximo e deixe-se surpreender. Quem acha que os elétricos ainda são coisa do futuro, está a perder o carro que pode ter no presente!