Depois da passagem da tempestade Hipolótio e Irene, é a vez da Juan, que está a deixar Espanha coberta de neve e chuva, com o frio à espreita. É esta sexta-feira à noite que começa a entrar “ar mais frio”. A “combinação de céu limpo com solo com neve fará com que as temperaturas caiam muito acentuadamente este sábado, principalmente as mínimas”, avisou a meteorologista Mar Gómez, ao jornal espanhol El País.

A neve continuará a ser protagonista no fim de semana, mas a agência meteorológica espanhola, a AEMet, avisa que é esperado “um episódio de temperaturas mínimas notavelmente baixas no sábado”. Nas zonas em que a neve se acumulou nos solos, a temperatura ficará abaixo dos -10 graus Celsius. Em Madrid e noutras regiões no centro de Espanha, segundo a ABC, as temperaturas mínimas rondarão os 0 graus.

Face à “tempestade de neve, geada e vento” que atinge várias províncias espanholas, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, utilizou as redes sociais para pedir à população para ser “muito cautelosa” e seguir as recomendações das autoridades. “Os serviços de emergência estão a trabalhar para garantir a segurança de todos”, acrescentou, numa mensagem partilhada no X, antigo Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A chegada da tempestade Juan levou chuva, vento e geada a Espanha, deixando várias regiões do país sob avisos laranja e amarelo. O governo da Estremadura, por exemplo, viu-se obrigado a ativar, de forma preventiva, o Plano Especial da Proteção Civil contra Riscos de Inundação para toda a região. A Câmara Municipal de Badajoz ativou, segundo o El Mundo, um plano de emergência após a chuva inundar ruas e rotundas, com a retirada de pessoas de bairros próximos a rios e riachos a ser uma possibilidade em cima da mesa.

Além de ruas inundadas, do encerramento de parques municipais e da abertura das comportas da albufeira de Guadiloba, em Cáceres, a tempestade Juan deixou centenas de condutores presos na N-122, estrada que liga Soria a Saragoça e Pamplona.

O El País nota que a neve levou a que cerca de 400 automóveis, com um total de à volta de 600 pessoas lá dentro, ficassem retidos num troço de 30 quilómetros de estrada. Foram mobilizadas equipas de resgate que, entretanto, com ajuda de máquinas, conseguiram limpar a estrada e permitir que os condutores seguissem viagem. A neve provocou também ao fecho do aeroporto de Saragoça, que levou ao desvio de três voos, que só reabrirá quando as pistas forem limpas.

No futebol, o jogo do Real Zaragoza contra o Andorra, da segunda divisão espanhola, foi cancelado devido à elevada quantidade de neve acumulada no relvado do estádio La Romareda, a momentos do apito inicial.

As previsões de temperaturas negativas para este sábado levam a ABC a antecipar que fique mais complicada a limpeza da neve das estradas, sendo que o uso de correntes já é, neste momento, obrigatório para circular nas zonas mais afetadas.

E chega mais uma tempestade. Juan traz chuva ao sul e neve ao centro, com uma ciclógenese ibérica