Depois da passagem da tempestade Hipolótio e Irene, é a vez da Juan, que está a deixar Espanha coberta de neve e chuva, com o frio à espreita. É esta sexta-feira à noite que começa a entrar “ar mais frio”. A “combinação de céu limpo com solo com neve fará com que as temperaturas caiam muito acentuadamente este sábado, principalmente as mínimas”, avisou a meteorologista Mar Gómez, ao jornal espanhol El País.
A neve continuará a ser protagonista no fim de semana, mas a agência meteorológica espanhola, a AEMet, avisa que é esperado “um episódio de temperaturas mínimas notavelmente baixas no sábado”. Nas zonas em que a neve se acumulou nos solos, a temperatura ficará abaixo dos -10 graus Celsius. Em Madrid e noutras regiões no centro de Espanha, segundo a ABC, as temperaturas mínimas rondarão os 0 graus.
Despues del episodio de nieve del viernes, el sábado se espera un episodio de temperaturas mínimas notablemente bajas sobre todo en las zonas en las que se haya acumulado nieve en el suelo; en esas zonas la temperatura bajará de los -10 ºC.
Ver avisos ???? https://t.co/73Xjqq2jum pic.twitter.com/rIabCuU57u— AEMET (@AEMET_Esp) January 18, 2024
Face à “tempestade de neve, geada e vento” que atinge várias províncias espanholas, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, utilizou as redes sociais para pedir à população para ser “muito cautelosa” e seguir as recomendações das autoridades. “Os serviços de emergência estão a trabalhar para garantir a segurança de todos”, acrescentou, numa mensagem partilhada no X, antigo Twitter.
Ante el temporal de nieve, heladas y viento que afecta a varias provincias de nuestra geografía, tengamos mucha precaución y sigamos las recomendaciones de la @DGTes.
Los servicios de emergencia, @proteccioncivil, @UMEgob y @guardiacivil están trabajando para garantizar la…
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) January 19, 2024
A chegada da tempestade Juan levou chuva, vento e geada a Espanha, deixando várias regiões do país sob avisos laranja e amarelo. O governo da Estremadura, por exemplo, viu-se obrigado a ativar, de forma preventiva, o Plano Especial da Proteção Civil contra Riscos de Inundação para toda a região. A Câmara Municipal de Badajoz ativou, segundo o El Mundo, um plano de emergência após a chuva inundar ruas e rotundas, com a retirada de pessoas de bairros próximos a rios e riachos a ser uma possibilidade em cima da mesa.
Além de ruas inundadas, do encerramento de parques municipais e da abertura das comportas da albufeira de Guadiloba, em Cáceres, a tempestade Juan deixou centenas de condutores presos na N-122, estrada que liga Soria a Saragoça e Pamplona.
Desplegado desde su base de Zaragoza el equipo de primera intervención del #BIEMIV con medios especializados para colaborar en las tareas de rescate de vehículos atrapados por la #Nevada en la #N122
????Se recomienda a las personas atrapadas sigan las recomendaciones de los… https://t.co/qJaqzUYnqe pic.twitter.com/YdgK9a15Vo— UME (@UMEgob) January 19, 2024
O El País nota que a neve levou a que cerca de 400 automóveis, com um total de à volta de 600 pessoas lá dentro, ficassem retidos num troço de 30 quilómetros de estrada. Foram mobilizadas equipas de resgate que, entretanto, com ajuda de máquinas, conseguiram limpar a estrada e permitir que os condutores seguissem viagem. A neve provocou também ao fecho do aeroporto de Saragoça, que levou ao desvio de três voos, que só reabrirá quando as pistas forem limpas.
Así está el pueblo de La Muela en Zaragoza.#BorrascaJuan @A3Noticias @StormchaserUKEU @ElTiempo_tve @ElTiempoes @rtvenoticias @COPE pic.twitter.com/9hchCDfX3F
— ???????????????????? ???????????????????? ???????????????????????????????? ☆ (@RubenAibarMarti) January 19, 2024
No futebol, o jogo do Real Zaragoza contra o Andorra, da segunda divisão espanhola, foi cancelado devido à elevada quantidade de neve acumulada no relvado do estádio La Romareda, a momentos do apito inicial.
El partido que el Real Zaragoza tenía que disputar frente al Andorra en La Romareda a las 20:30 horas sigue todavía bajo valoración debido a la gran nevada que ha caído en Zaragoza a lo largo de esta tarde. Por lo que, de jugarse hoy, no será a la hora fijada. pic.twitter.com/vXTiFHo15M
— Real Zaragoza ???? (@RealZaragoza) January 19, 2024
As previsões de temperaturas negativas para este sábado levam a ABC a antecipar que fique mais complicada a limpeza da neve das estradas, sendo que o uso de correntes já é, neste momento, obrigatório para circular nas zonas mais afetadas.
E chega mais uma tempestade. Juan traz chuva ao sul e neve ao centro, com uma ciclógenese ibérica