Os agricultores franceses bloquearam uma autoestrada, no sul de França, em protesto contra a falta de apoio ao setor e, esta terça-feira de manhã, um condutor avançou contra a barreira formada pelos manifestantes e uma mulher de 30 anos acabou por morrer. O acidente aconteceu a sul de Toulouse e, segundo o The Guardian, a filha e o marido da mulher que morreu estão internados em estado grave.
As autoridades já estão a investigar o caso e Olivier Mouysset, procurador, adiantou que seguiam no carro três pessoas e o embate na barreira formada pelos manifestantes não terá sido intencional. O carro circulava em excesso de velocidade e foi contra os fardos de palha que serviam de barreira. Agora, adianta o mesmo jornal, poderá estar em causa o crime de homicídio involuntário.
Os protestos têm acontecido nos últimos dias, com os agricultores a bloquear estradas em todo o país. Pedem a simplificação do processo burocrático e querem um aumento das indemnizações em caso de catástrofe.
O recém-eleito primeiro-ministro francês, Grabiel Attal, falou sobre o acidente e, na rede social X, disse que “todos os agricultores estão de luto”. “Ser agricultor significa trabalhar incansavelmente”, acrescentou.
Ce matin, en Ariège, une agricultrice est morte, percutée par une voiture. Deux membres de sa famille ont été gravement blessés.
Aujourd’hui, tous nos agriculteurs sont en deuil. Notre Nation est bouleversée et solidaire.
Au nom du Gouvernement, je veux dire ma peine et…
— Gabriel Attal (@GabrielAttal) January 23, 2024