A Comissão Federal de Comércio dos EUA, a FTC, quer analisar de forma mais detalhada os investimentos entre três gigantes da tecnologia e empresas que estão a trabalhar no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) generativa.
Assim, foi anunciado que a entidade liderada por Lina Khan emitiu ordens de pedidos de informação a três gigantes que investiram em empresas de IA e que têm também serviços de cloud: a Alphabet, dona da Google e da Google Cloud; a Amazon, que tem a Amazon Web Services, e a Microsoft, responsável pela infraestrutura cloud Azure. Também a OpenAI, a dona do popular ChatGPT, e a Anthropic, que tem um chatbot de IA chamado “Claude”, receberam pedidos de informação da FTC.
A OpenAI já terá recebido um investimento de pelo menos 13 mil milhões de dólares da Microsoft, enquanto a Google já se comprometeu a investir dois mil milhões na Anthropic, avançou a CNBC em outubro. A Amazon também é investidora na rival da OpenAI.
Google investe 400 milhões na Anthropic, a startup que rivaliza com a criadora do ChatGPT
Em comunicado, a FTC explica que quer “escrutinar as parcerias corporativas e os investimento com fornecedores de IA para ter uma melhor compreensão destas ligações e do seu impacto no panorama da concorrência”.
“A história mostra que as novas tecnologias podem criar novos mercados e concorrência saudável”, completa Lina Khan, a líder da FTC. “Enquanto as empresas competem para desenvolver e monetizar a IA, devemos ter atenção às táticas que podem ameaçar esta oportunidade.”
A FTC contextualiza que emitiu estes pedidos ao abrigo de uma lei que lhe dá a autorização para “fazer estudos” a empresas e “compreender melhor tendências de mercado e práticas de negócio”.
O regulador quer que as empresas apresentem informação sobre os investimentos e parcerias, análises dos impactos das transações nos mercados ou potencial para crescimento das vendas. As empresas terão 45 dias para responder a partir do momento de receção dos pedidos.
A estreita relação entre as gigantes de tecnologia e empresas que estão a trabalhar na IA generativa, vista como uma tendência de mercado, já tem sido questionada por receios de que possam reforçar o poderio das big tech.
No início de janeiro, a Comissão Europeia anunciou que está a analisar o investimento da Microsoft na dona do ChatGPT com o intuito de perceber o impacto dessa ligação no mercado.
Comissão Europeia está a analisar investimento da Microsoft na dona do ChatGPT