José Manuel Bolieiro deve ser reeleito presidente do Governo Regional dos Açores. De acordo com a projeção da Universidade Católica para RTP, a coligação PSD/CDS/PPM pode eleger entre 25 e 31 deputados, sendo que precisa de 29 para ter maioria absoluta.

A coligação liderada por Bolieiro deve ter entre 40 a 45% dos votos. Em 2020, os três partidos juntos tiveram, somados, cerca de 40%.

O PS ficará com 32 a 37%, elegendo entre 19 a 25 deputados. Há menos de quatro anos, os socialistas, que venceram as eleições apesar de terem perdido o poder, chegaram aos 39%.

Em terceiro lugar, o Chega deve ter 8 a 11%, com possibilidade de eleger 4 a 8 deputados. A confirmar-se, isto significa que o partido liderado por André Ventura pode duplicar ou, no limite, quadriplicar o número de mandatos que conseguiu em 2020.

Em quarto, quinto, sexto e sétimo lugares, IL, Bloco, PAN e PCP devem ter entre 1 a 3%, podendo ou não eleger um deputado. Nas eleições anteriores, os bloquistas tinham conseguido dois mandatos, a IL e o PAN um parlamentar. O PCP já tinha perdido representação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR