O antigo Presidente chileno Sebastián Piñera morreu esta terça-feira aos 74 anos após o helicóptero em que viajava ter sofrido um acidente. De acordo com o jornal chileno El Tipógrafo, um dos que avança a notícia, o acidente ocorreu junto ao largo Ranco, na região de Los Ríos, no centro do Chile.

O acidente terá sido, alegadamente, provocado por fortes chuvas. Sebastián Piñera estaria a pilotar o helicóptero, que transportava outras três pessoas, incluindo a sua irmã.  A ABC escreve que, segundo as informações que estão disponíveis até ao momento, os restantes ocupantes conseguiram sobreviver ao saltar para a água.

Sebastián Piñera não terá conseguido sair do helicóptero e o seu corpo foi encontrado a mais de 40 metros de profundidade. O antigo Presidente do Chile tinha uma casa de férias perto do largo Ranco e estava nessa região para almoçar na casa de um amigo, o empresário José Cox.

Piñera ocupou o cargo de Presidente do Chile em duas ocasiões distintas: entre 2010 e 2014 (sucedendo a Eduardo Frei) e entre 2018 e 2022 (sucedendo a Alejandro Guillier). Duas semanas antes de tomar posse pela primeira vez, o Chile foi atingido por um sismo, seguido de tsunami, que provocou a morte de 550 pessoas. Segundo a ABC, o líder chileno teve que mudar o programa eleitoral e reorientá-lo para a reconstrução das cidades do centro do país, as mais afetadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ministra da Administração Interna do Chile, Carolina Tohá, citada pela ABC, já veio expressar, em nome do governo, as condolências à família de Piñera e anunciar três dias de luto nacional. Será realizado um funeral de Estado.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou uma “mensagem de sentidas condolências, em seu nome e em nome do povo português”, ao homólogo chileno, Gabriel Boric, pelo “trágico falecimento” de Sebastián Piñera.

Líderes mundiais apresentam condolências

“Profundamente triste com a morte do Presidente Sebastián Piñera. As minhas sinceras condolências à mulher Cecilia, à família, aos amigos e ao povo chileno. Que o legado de serviço e empenho perdure na memória de todos. Descanse em paz”, publicou a embaixadora norte-americana dos Estados Unidos no Chile, Bernadette Meehan, nas redes sociais.

A União Europeia também lamentou a “trágica morte” do ex-líder, expressando condolências à família, ao governo e ao povo do Chile.

Vários líderes da América Latina reagiram igualmente à morte de Sebastián Piñera. De Israel, o Presidente da Argentina, Javier Milei, “lamentou profundamente” o sucedido, enviando condolências à família e amigos.

A Presidente do Peru, Dina Boluarte, expressou “profundo pesar” ao povo do Chile, sublinhando que Piñera foi um “importante líder político na região e um amigo do Peru”.

O líder boliviano, Luis Arce, enviou um “abraço de solidariedade” ao povo do Chile. Nicolás Maduro, da Venezuela, disse que Caracas se associa “ao luto do povo do Chile pela infeliz morte”, enquanto Laurentino Cortizo, Presidente do Panamá, “lamentou profundamente a partida inesperada” de Piñera.

O antigo Presidente brasileiro Jair Bolsonaro manifestou também “profundo pesar” e sublinhou que ambos foram “aliados para o progresso” dos dois países.