A Abarth, que hoje apenas oferece uma gama centrada num único modelo, o 500, vai muito em breve passar a oferecer o Abarth 600 como complemento ao actual Abarth 500 (e as derivações 595 e 695), que prometiam emoções fortes extraindo potências até 180 cv do motor 1.4 turbo de quatro cilindros. O Abarth 600 estará apenas disponível como modelo eléctrico, assumindo a denominação 600e e fornecendo uma potência bem superior.
PUB — O autocarro nunca mais chega? Peça aqui uma proposta para o carro com que sempre sonhou
Baseado no Fiat 600, o Abarth 600e vai ser lançado numa série especial denominada sugestivamente “Scorpionissima”, prometendo ser o “escorpião” mais potente de sempre. E isto é importante para uma marca que nasceu há 75 anos e que sempre se dedicou aos ralis e às provas de velocidade, desde 1949.
O 600e Scorpionissima vai distinguir-se das restantes versões do modelo pela cor, denominada pelo construtor Hypnotic Purple, sendo que vão ser produzidas somente 1949 unidades desta série especial, como forma de comemorar o ano de fundação da marca.
A Abarth avança ter recorrido a ensinamentos recolhidos da Fórmula E, mas a realidade é que o Abarth 600e monta um motor eléctrico no eixo dianteiro capaz de debitar 240 cv, substancialmente mais do que até era habitual na marca, para mais num modelo que continua a ser comedido de dimensões, com apenas 4,2 metros de comprimento. Um diferencial autoblocante mecânico ajuda a maximizar a eficácia do comportamento e a evitar perdas de tracção.