Em atualização

O juiz responsável pelo julgamento criminal de Donald Trump em Nova Iorque negou o pedido do antigo Presidente de retirar as acusações contra si. Juan Merchan determinou ainda que o julgamento deve começar no final de março, escreve a NBC News.

“O pedido de retirar as acusações do réu foi negado. Avançaremos com a seleção do júri em 25 de março”, afirmou o juiz Merchan no tribunal de Manhattan, onde Trump compareceu durante a manhã desta quinta-feira. O juiz afirmou ainda que o julgamento deve demorar cerca de seis semanas.

Donald Trump convidado a depor perante um grande júri em Nova Iorque pelo alegado suborno a Stormy Daniels

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Todd Blanche, advogado de Trump, avançar com o julgamento nessa data é uma “grande injustiça” dados os outros casos legais, mas o juiz rejeitou esse argumento, reiterando que a defesa “sabia disso”. Em resposta, Blanche acrescentou que a data marcada resulta numa “interferência eleitoral” devido às primárias presidenciais que acontecem em março.

Matthew Colangelo, procurador, confidenciou, citado pela NBC News, que o juiz disse que a data 25 de março “minimizaria a perturbações” para Trump, dado que há apenas algumas primárias nessa altura, considerando que a sua posição demonstra “um padrão contínuo para evitar a responsabilização”.

O ex-Presidente dos EUA vai enfrentar 34 acusações criminais neste caso, que se centra nas alegações de falsificação de registos comerciais que permitiram ao antigo Presidente encobrir pagamentos secretos, na ordem dos 120 mil euros, à atriz pornográfica Stormy Daniels durante as presidenciais de 2016. A acusação foi apresentada há cerca de um ano.

O pagamento ao porteiro, à alegada amante e a Stormy Daniels: as acusações que Trump enfrenta