Acompanhe aqui as últimos notícias sobre a guerra na Ucrânia 

Um vídeo publicado esta segunda-feira no Youtube pelo grupo próximo de Alexei Navalny, da Fundação Anti-Corrupção — organização criada por Navalny –, adianta que o opositor russo terá sido morto na véspera de ser feita uma troca de prisioneiros.

De acordo com o jornal digital Politico, Navalny seria libertado em troca de Vadim Krasikov, um membro do Serviço Federal da Segurança da Rússia (FSB, na sigla em inglês), detido na Alemanha a cumprir pena de prisão perpétua. Aliás, em 2022, a Rússia já tinha pedido aos Estados Unidos que Vadim Krasikov fosse incluído numa proposta de troca de prisioneiros.

O vídeo, com o título “Por que razão Putin matou Navalny agora?”, revela ainda que o plano para troca de prisioneiros foi aprovado durante a primavera do ano passado e terá sido o multimilionário Roman Abramovich a mediar este processo, estabelecendo a ponte entre Putin e as autoridades do Ocidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Macron avisa que hipótese de colocar soldados ocidentais na Ucrânia “não está descartada”

“Navalny deveria estar livre nos próximos dias, porque tínhamos chegado a uma decisão sobre a sua troca”, disse Maria Pevchikh, chefe do departamento de investigação da Fundação Anti-Corrupção. E acrescentou ainda que a 15 de fevereiro recebeu a confirmação de que a troca de prisioneiros estava confirmada, tendo, no entanto, Putin mudado de ideias.

“O ponto é que Putin ficou louco de ódio por Navalny”, disse ainda Maria Pevchikh.