O novo Mini Aceman é um dos lançamentos mais aguardados por parte do construtor britânico, pois concilia as formas de SUV com o facto de ser 100% eléctrico, duas características que continuam a dominar a preferência e a escolha dos consumidores. Ora, de acordo com o tradicionalmente bem informado BMW Blog, este modelo só deveria ser revelado em Abril, tal como virá ao mundo, isto é, nas formas definitivas da versão de produção. Mas eis que a cerca de um mês da apresentação oficial, o Mini Aceman “escapou” para a Internet, com a fuga ter origem na China, país onde o pequeno crossover a bateria será produzido, à semelhança do que já acontece com o Mini Cooper SE (eléctrico), sendo daí exportado para todos os mercados.
A “fuga” limita-se ao exterior e confirma que a Mini aposta em manter a sua linha estilística, pelo que não há grandes desvios face ao que foi antecipado pelo concept. Imediatamente reconhecível com um Mini, o novo Aceman destina-se a ocupar um lugar intermédio na gama da marca britânica, posicionando-se acima do Cooper e abaixo do novo Countryman. Com 4,075 metros de comprimento, 1,754 m de largura e 1,495 m de altura, o terceiro membro da família eléctrica da Mini vai procurar impor-se no segmento B-SUV premium, onde a DS inscreve o 3 E-Tense e a Alfa Romeo se vai estrear com o seu primeiro modelo eléctrico, o Milano, cuja revelação vai ocorrer já no próximo dia 10 de Abril.
Para já, sabe-se que as expectativas da Mini quanto à aceitação desta nova proposta são elevadas, com a marca a acreditar que a linguagem de design centrada no essencial e na maximização do espaço interior vai atrair os clientes que pretendem um crossover mais compacto (e acessível) do que o Countryman. Com quatro portas e um amplo portão da bagageira, o SUV que está a caminho da produção em série oferece lugar para cinco pessoas, num habitáculo onde se vai destacar um ecrã OLED ao centro. Circular, claro!
A marca promete combinar conforto com versatilidade e agilidade, sem esquecer uma lista imensa de opções de personalização, como é habitual na Mini. Confirmado está que a bateria vai possuir 54,2 kWh de capacidade e que haverá diferentes níveis de potência, correndo rumores que, na melhor das hipóteses, a autonomia não irá além dos 450 km, de acordo com o protocolo de medição europeu WLTP.
Se tudo correr como previsto, a produção na fábrica chinesa de Zhangjiagang, propriedade da Great Wall Motors, arrancará ainda em 2024, esperando-se para o final do ano a entrega das primeiras unidades. Garantido está que o Aceman terá carimbo “made in China” pelo menos até 2028, altura em que também deverá começar a sair da fábrica da Mini em Oxford.