Apenas um dia depois da aprovação da venda em hasta pública dos terrenos onde irá nascer a nova Academia do FC Porto na Maia, com polémica à mistura entre acusações, desmentidos, comunicados e até anúncios de ações em tribunal, a candidatura “Todos pelo Porto” liderada por Pinto da Costa prosseguiu a apresentação de ideias para um novo mandato. Neste caso, esta terça-feira, o tema passou pelas modalidades e também pelo futebol feminino, dois dos assuntos que André Villas-Boas mais tem abordado ao longo da campanha.

O que se passa com a Academia do FC Porto na Maia? Um dia de acusações, desmentidos e processos em tribunal

“Esta candidatura está atenta a novas modalidades, como o futsal e o surf. No caso do futsal, temos analisado o seu crescimento, tanto ao nível do número de adeptos como ao nível da atração televisiva e mediática. Assim, durante o próximo mandato iremos conduzir e concluir os estudos de viabilidade da modalidade, para definir, de forma célere, a melhor forma de implementação da mesma, se de forma orgânica ou através da aquisição de um clube”, anunciou a candidatura, numa ideia que era há muito falada mas que nunca chegou a ser concretizada. Um exemplo desse modelo foi a equipa campeã de voleibol feminina, que nasceu de uma parceria até se autonomizar depois como modalidade do clube azul e branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Futuro é assustador só para quem não tem coragem”: Pinto da Costa promove regresso de António Oliveira ao FC Porto (com mais dois nomes)

“Outra das apostas do projeto Todos Pelo Porto é o surf, uma das modalidades de maior crescimento em Portugal, que tem perto de um milhão de praticantes. A entrada do FC Porto no surf poderá ser concretizada através de parcerias ou da aquisição de um ou mais dos clubes da região, permitindo a criação da maior escola de surf do País e o desenvolvimento de equipas competitivas a nível mundial”, acrescentou.

[Já saiu o quarto episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui e o terceiro episódio aqui]

Pinto da Costa promete “renovação da equipa de gestão, com entrada de elementos com provas dadas no sector privado”

“O futebol feminino é já uma realidade do nosso clube, com as equipas de Sub-13 e Sub-15 em plena competição. Durante o próximo mandato, é nossa intenção manter esta aposta, nomeadamente com o reforço das nossas equipas na área da formação e de competição. O FC Porto terá uma equipa sénior de futebol feminino no decorrer do próximo mandato, que lutará todas as épocas pela conquista de títulos”, anunciou ainda o Todos pelo Porto liderado por Pinto da Costa, que na altura da “abertura” da Liga feminina a todos os conjuntos da Primeira Liga masculina considerou não ser o momento para fazer essa aposta.

“Reforço da aposta nas diversas modalidades do clube, como o andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, bilhar, boxe, natação e desporto adaptado, entre outras, com a criação de uma estratégia plurianual para cada uma que permita lutar pela liderança em todas as competições”, concluiu.

“Continuo a perguntar: querem mudar para quê? Querem perder? Se quiserem, mudem”, questiona Pinto da Costa