A Porsche anunciou, através de um comunicado do responsável pela gama 718, Oliver Hilger, que vai cessar as vendas dos 718 Cayman e 718 Boxster na Europa. E a responsabilidade desta medida recai sobre os ombros da nova lei europeia de cibersegurança, que todos os veículos novos comercializados no Velho Continente terão de respeitar a partir de Julho de 2024. Este anúncio sucede a um outro similar, em que o construtor alemão fez saber que retiraria do mercado o Macan com motores de combustão, uma vez que também ele não respeita as novas exigências de segurança.



PUB — Se fosse de carro não estaria a ler esta frase. Descubra aqui o automóvel certo para o seu estilo de vida


A referida norma de cibersegurança visa proteger os veículos de ataques de hackers e impõe um sem-número de defesas à intrusão nos diferentes sistemas dos automóveis. Esta nova medida, a ECE R 155, é sobretudo de software, mas as plataformas de determinados veículos tornam possível, mas onerosa, a sua adaptação às novas necessidades. Daí que a Porsche prefira terminar a vendas dos seus modelos na Europa, um dos seus principais mercados, a ter de investir fortemente na actualização do sistema numa plataforma que não foi concebida para a esse efeito.

O construtor alemão recorda que a legislação europeia sobre cibersegurança, que se tornará obrigatória a partir de 1 de Julho deste ano, inclui não apenas os veículos com motores de combustão, mas igualmente os híbridos, PHEV e 100% eléctricos, afastando na realidade todos os que não consigam proteger de forma eficaz os seus utilizadores. Oliver Hilger só não explica os motivos que levam a marca a cessar as vendas mais de três meses antes da entrada em vigor da nova obrigatoriedade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

União Europeia bane Porsche Macan do mercado europeu

De recordar que os modelos da Porsche que são descontinuados são os mais antigos deste construtor, com o Macan a assentar sobre uma plataforma introduzida em 2014 e os 718 Boxster e Cayman a recorrerem a uma base introduzida no mercado dois anos depois, em 2016. E se o coupé de dois lugares não era excessivamente importante em termos de vendas, já o mesmo não acontece com o SUV Macan, que é o modelo mais vendido da marca, tendo transaccionado praticamente 90 mil unidades em 2023, cerca de quatro vezes mais do que os dois 718 juntos.

Novo Porsche Macan eléctrico é melhor que Tesla Model Y?

A Porsche apresentou recentemente o novo Macan 100% eléctrico, e se bem que este modelo a bateria tenha um potencial de vendas muito superior ao Taycan — tanto mais que é mais barato —, muito dificilmente será capaz de compensar a perdas das unidades que até aqui eram vendidas com motores de combustão. Com os coupés 718 a situação é similar, uma vez que a Porsche irá igualmente substituir o modelo pela próxima geração a lançar em 2025, também ela exclusivamente eléctrica.