A Porsche anunciou, através de um comunicado do responsável pela gama 718, Oliver Hilger, que vai cessar as vendas dos 718 Cayman e 718 Boxster na Europa. E a responsabilidade desta medida recai sobre os ombros da nova lei europeia de cibersegurança, que todos os veículos novos comercializados no Velho Continente terão de respeitar a partir de Julho de 2024. Este anúncio sucede a um outro similar, em que o construtor alemão fez saber que retiraria do mercado o Macan com motores de combustão, uma vez que também ele não respeita as novas exigências de segurança.
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A referida norma de cibersegurança visa proteger os veículos de ataques de hackers e impõe um sem-número de defesas à intrusão nos diferentes sistemas dos automóveis. Esta nova medida, a ECE R 155, é sobretudo de software, mas as plataformas de determinados veículos tornam possível, mas onerosa, a sua adaptação às novas necessidades. Daí que a Porsche prefira terminar a vendas dos seus modelos na Europa, um dos seus principais mercados, a ter de investir fortemente na actualização do sistema numa plataforma que não foi concebida para a esse efeito.
O construtor alemão recorda que a legislação europeia sobre cibersegurança, que se tornará obrigatória a partir de 1 de Julho deste ano, inclui não apenas os veículos com motores de combustão, mas igualmente os híbridos, PHEV e 100% eléctricos, afastando na realidade todos os que não consigam proteger de forma eficaz os seus utilizadores. Oliver Hilger só não explica os motivos que levam a marca a cessar as vendas mais de três meses antes da entrada em vigor da nova obrigatoriedade.
De recordar que os modelos da Porsche que são descontinuados são os mais antigos deste construtor, com o Macan a assentar sobre uma plataforma introduzida em 2014 e os 718 Boxster e Cayman a recorrerem a uma base introduzida no mercado dois anos depois, em 2016. E se o coupé de dois lugares não era excessivamente importante em termos de vendas, já o mesmo não acontece com o SUV Macan, que é o modelo mais vendido da marca, tendo transaccionado praticamente 90 mil unidades em 2023, cerca de quatro vezes mais do que os dois 718 juntos.
A Porsche apresentou recentemente o novo Macan 100% eléctrico, e se bem que este modelo a bateria tenha um potencial de vendas muito superior ao Taycan — tanto mais que é mais barato —, muito dificilmente será capaz de compensar a perdas das unidades que até aqui eram vendidas com motores de combustão. Com os coupés 718 a situação é similar, uma vez que a Porsche irá igualmente substituir o modelo pela próxima geração a lançar em 2025, também ela exclusivamente eléctrica.