O sector dos veículos comerciais é visto por alguns construtores como uma mina de ouro, ou não previssem os analistas um crescimento de 40% ao ano até 2030. Isto levou a que a Renault e a Volvo Trucks — empresa distinta da Volvo Cars, pertença da chinesa da Geely e dedicada exclusivamente à produção de automóveis — dessem as mãos e montassem uma estratégia para conseguir uma fatia importante deste apetecível bolo.

De recordar que existe uma relação anterior entre o Grupo Renault e a Volvo que trata de camiões e veículos industriais da marca sueca. A segunda adquiriu o negócio da primeira em 2001.



PUB — O autocarro nunca mais chega? Peça aqui uma proposta para o automóvel com que sempre sonhou


Cada um dos construtores detém 45% da nova joint-venture, denominada Flexis SAS, com os restantes 10% a estarem na posse do grupo francês CMA CGM, que engloba as antigas empresas de transporte Compagnie Maritime d’Affretement e Compagnie Générale Maritime. Renault e Volvo prevêem investir 300 milhões de euros cada durante os próximos três anos, com a CMA CGM a colocar na Flexis 120 milhões de euros até 2026.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O objectivo da Flexis é produzir uma gama de furgões eléctricos em torno de uma base modular, com todos os argumentos do seu lado, de forma a atingir maior eficiência energética e autonomia. Para tal, o modelo vai recorrer a uma plataforma plana específica para veículos exclusivamente eléctricos, do tipo skateboard, maximizando as vantagens da tecnologia eléctrica.

A confiança dos construtores envolvidos no projecto é grande, com o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, a afirmar que “a Flexis não será um fabricante normal de furgões”, garantindo que vai conceber “o Tesla dos veículos comerciais”. O gestor relembrou ainda que o mercado dos veículos de distribuição é extremamente dependente da eficiência, pois cada 30 segundos que uma empresa de logística consegue poupar, incrementa a sua rentabilidade em 1%.

Os furgões da Flexis SAS serão produzidos na fábrica da Renault em Sandouville, França, de onde sairão principalmente para o mercado europeu, mas também para o norte-americano e brasileiro. Pode ver a conferência de apresentação da Flexis em baixo.