O novo Grandland é mesmo novo e recorre a tudo o que a Stellantis tem de melhor. Para começar, assenta sobre a plataforma STLA Medium, a mesma que foi há dias estreada pelo Peugeot 3008, o primeiro modelo a utilizar esta solução entre as propostas comercializadas no Velho Continente. Isto permite ao SUV alemão crescer consideravelmente face à geração anterior, além de apresentar uma nova estética onde se destaca a grelha fechada que a marca denomina “Vizor 3D” e o emblema da marca, o “Blitz”, que passa a ser iluminado. No resto, o Grandland continua a ser um SUV volumoso para oferecer um maior espaço interior, mas muito mais moderno e actual.
Mais comprido 17,3 cm, 6,4 cm mais largo e 1,9 cm mais alto do que a geração anterior, o Grandland é um SUV que surpreende, com um comprimento de 4,650 m, uma largura de 1,905 m e uma altura de 1,660 m. Mesmo comparado com o Peugeot 3008, o SUV da Opel é mais comprido (10,8 cm), mais largo (1 cm) e mais alto (1,9 cm), além de beneficiar de uma maior distância entre eixos (2,784 contra 2,739 m), o que traz vantagens no comprimento do espaço interior.
No novo Grandland saltam igualmente à vista os novos faróis Pixel Matrix HD, com 25.600 elementos para cada lado e uma assinatura luminosa diferente que se estende até ao emblema do construtor ao centro da grelha. No interior é de esperar o mesmo software do 3008, que faz conjunto com a STLA Medium, com a Opel a recorrer a um generoso ecrã central com 16” e a um head-up display.
Se surpreende pela estética, o Grandland vai cativar ainda mais pela mecânica. A começar pela variante 100% eléctrica, apesar de a plataforma STLA Medium permitir acomodar motores a combustão, híbridos e eléctricos. A versão a bateria do SUV da Opel é disponibilizada com dois acumuladores, um com 73 kWh de capacidade e o maior com 98 kWh, à semelhança do E-3008. A bateria com maior capacidade é a que permite ao Grandland anunciar uma autonomia de 700 km, recarregando a 160 kW, não sendo ainda evidente se a Opel oferecerá as mesmas versões do Peugeot E-3008.
700 km. Peugeot E-3008 é a nova referência dos SUV eléctricos
As versões mais acessíveis do Grandland vão recorrer ao motor 1.2 turbo com três cilindros, combinado com um sistema mild hybrid de 48 V, que fornece 136 cv. Mantém-se igualmente a versão híbrida plug-in (PHEV), mas agora com uma bateria maior, de forma a permitir-lhe usufruir de uma autonomia de 85 km em modo eléctrico. Mas, à semelhança do que acontece com o novo Peugeot 3008, é a versão 100% eléctrica do Grandland que mais se destaca entre os concorrentes, ao oferecer 700 km de autonomia, tal como acontece com o “irmão” francês. Trata-se da maior autonomia neste segmento, à custa de uma bateria que também é confortavelmente a maior em veículos com pouco mais de quatro metros e meio.
Com a introdução do novo Grandland, que alia a possibilidade de montar mecânicas a combustão e outras 100% eléctricas, a Opel passa a propor versões eléctricas em todos os modelos da sua gama, sendo de recordar que este construtor comprometeu-se a vender exclusivamente veículos eléctricos a partir de 2028.