Na hora de avaliar um local de trabalho, a forma como nos sentimos nesse mesmo sítio diz muito sobre o seu impacto no nosso dia-a-dia e na nossa vida. Sendo o trabalho o local onde passamos grande parte do nosso dia, importa que valores como o respeito, o bem-estar e a valorização sejam tidos em conta.

No início de 2024, a Auchan foi distinguida como Top Employer em dois atributos estratégicos: Shape, que analisa o desenvolvimento da organização, a componente digital ligada aos recursos humanos e o ambiente de trabalho; e Develop, que se foca na performance, na carreira e no learning. Esta é apenas uma das demonstrações da aposta que a marca tem feito em recursos humanos. O Respect surge como a materialização dessa mesma aposta.

O Respect é o fio condutor que guia a experiência do colaborador na Auchan. Norteia todas as nossas políticas de pessoas e continuará a guiar-nos na construção do futuro.”

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“O Respect assume a nossa diferenciação e pretende relacionar-se com todos aqueles que já são parte da equipa ou que ainda estão para chegar. O Respect é o fio condutor que guia a experiência do colaborador na Auchan. Norteia todas as nossas políticas de pessoas e continuará a guiar-nos na construção do futuro. O Respect é, acima de tudo, um compromisso – por mim, por ti e por todos”, revelou Clara Costa, Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da Auchan.

É nas palavras da Diretora que ficamos a saber no que consiste este programa, que tem como objetivos externos aumentar a atratividade junto de potenciais colaboradores. “Acima de tudo, acreditamos que ao comunicar de forma clara e atrativa a nossa proposta de valor iremos ao encontro daqueles que se reveem verdadeiramente com a nossa cultura – e que, por conseguinte, são o fit perfeito para fazer parte da Auchan”, refere.

Já de forma interna, foca-se em dois grandes pilares – o aumento do envolvimento das equipas e a sua fidelização. “Não queremos reter quem não se identifique; o intuito é clarificar a nossa proposta de valor de modo a que cada um escolha ser parte do nosso projeto, da Auchan. Vamos acompanhar o sucesso deste objetivo através da nossa escuta colaborador, MyVoice, um programa recentemente lançado já sob a marca interna do Respect”, explica Clara Costa.

Envolvimento e satisfação são as palavras de ordem que guiarão o futuro da marca, sempre a pensar no colaborador. Afinal, foi sempre com ele em mente que todas as ações e decisões foram tomadas.

O Respect nasceu de um exercício de diagnóstico que envolveu mais de 500 colaboradores, de norte a sul do país, com diversos percursos e expectativas. Respeito foi a dimensão mais reconhecida. Foi este o aspeto da sua vida na Auchan que mais ressaltou como algo que encontram na organização, que lhes confere segurança e confiança para serem quem são”.

Torna-se, assim, fácil de perceber o porquê da palavra para encabeçar a proposta de valor. Porque foi, desde sempre, o principal fator tido em consideração por ocasião da avaliação da marca pelos seus colaboradores. “Respeito foi um dos atributos da empresa que saiu de todos os inquéritos, observações e entrevistas que fizemos às equipas. Ao Respeito juntou-se o crescimento, a relação próxima e aberta, a preocupação com o bem-estar e o modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade. No momento da escolha da palavra mais relevante, foi unânime que todas as outras só existiam porque nos respeitamos uns aos outros”, explica Clara Costa.

O caminho traçado pela Auchan até aqui tem sido pautado por vários marcos relevantes. A certificação em Responsabilidade Social SA8000, e o reconhecimento Top Employer em 2023 e 2024 são alguns deles. Mas este é um percurso que não fica por aqui. É com o Respeito em mente, de mãos dadas com outros valores fundamentais, que os olhos são postos no futuro – da marca e do próprio programa. “As questões ligadas à Saúde Mental e à saúde em geral assumem uma prioridade. O feedback permanente com o MyVoice também irá suportar os caminhos a fazer e o desenvolvimento das lideranças. Sem dúvida que o desafio do futuro do trabalho, a influência da IA e as novas competências estão no nosso roadmap. Queremos continuar a construir uma marca com sentido, que alimenta uma vida melhor e respeita o planeta, com muito Respect”, remata a Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da Auchan.

Esta é a prova de que um local de trabalho pode, de facto, ser uma fatia importante e transformadora na vida dos seus colaboradores. Basta parar para ouvi-los e perceber as suas necessidades. Porque na equação do sucesso, nenhuma fração se assume mais importante do que a do Respeito por todos.