Há muito que o Lamborghini Urus lidera o imaginário de quem procura uma mistura de SUV com um superdesportivo, capaz de superar 300 km/h e os 100 km/h em pouco mais de 3 segundos, sendo simultaneamente capaz de enfrentar estradas agrestes e incursões fora de estrada com grande à vontade. Mas agora o reputado super SUV italiano passa a ter um adversário de respeito, para mais um vizinho — a sede da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese dista apenas 35 km do berço da Ferrari, em Maranello — e rival de longa data, o novo Ferrari Purosangue.
O Urus é um SUV capaz de bater em velocidade e rapidez no arranque muitos superdesportivos, anunciando na versão mais potente, a Performante, 666 cv e um binário de 850 Nm, extraídos de um motor 4.0 V8 biturbo. Com um peso de 2225 kg, este que é o mais espaçoso dos modelos da Lamborghini é capaz de atingir 306 km/h, ultrapassando a fasquia dos 100 km/h em apenas 3,3 segundos.
A Ferrari, como lhe é habitual, não deixa os seus créditos por mãos alheias e concebeu o Purosangue ligeiramente mais curto do que o seu rival (4,973 m contra 5,137 m) e ligeiramente mais baixo (1,589 m em vez de 1,618 m), mas com largura e distância entre eixos similares. Acresce que é provável que o Ferrari tenha vantagem no peso, pois acusa sobre a balança 2033 kg contra 2225 kg do Lamborghini, embora o carro da marca criada por Enzo Ferrari monte um mais volumoso motor 6.5 V12 atmosférico. O Purosangue usufrui de uma potência superior (725 cv em vez de 666 cv), mas de um binário mais reduzido (716 Nm contra 850 Nm) por o V12 ser atmosférico e não sobrealimentado como o V8.
Em termos práticos, Ferrari e Lamborghini fazem jogo igual na capacidade de aceleração, anunciando ambos 3,3 segundos de 0-100 km/h, sendo que a maior potência (e provavelmente a melhor aerodinâmica) explica a velocidade ligeiramente mais elevada do Purosangue (310 contra 306 km/h).
Os britânicos da Carwow foram os primeiros a conseguir colocar frente-a-frente em pista os mais potentes e rápidos SUV do mercado, comparando pela primeira vez a capacidade de aceleração na meia milha (arranque de 0 a 804 metros), bem como a capacidade de acelerar com partida lançada e de travar a fundo a partir de 160 km/h. Veja em baixo quem se revelou o melhor, entre Urus e Purosangue.