O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, está “entre a vida e a morte”, dois dias depois de uma tentativa de assassinato que provocou ondas de choque em toda a Europa, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, à rádio pública esta sexta-feira. Fico, que foi submetido a uma nova operação, continua em estado grave.
Primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, atingido a tiro
“Estamos a rezar pelo primeiro-ministro e a torcer pela Eslováquia”, disse Orban em declarações citadas pela agência Reuters. “Desejamos-lhe uma rápida recuperação e o seu regresso ao trabalho. Robert Fico está entre a vida e a morte”.
Orban disse ainda que, mesmo que Fico recupere, vai ficar sem trabalhar durante meses, numa altura crítica em que se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu, previstas para o início do próximo mês. “Estamos perante uma eleição que vai decidir não só sobre os membros do Parlamento Europeu mas que, juntamente com as eleições nos EUA, pode determinar o curso da guerra e da paz na Europa”, disse Orban. “Nessa situação, precisaríamos muito de Robert Fico e de uma Eslováquia pró-paz”.
Primeiro-ministro eslovaco está consciente e consegue comunicar
O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, de 59 anos, foi alvejado esta quarta-feira, 15 de maio, à saída de uma reunião do governo, na cidade de Handlova. Um homem disparou várias vezes sobre Fico, atingindo-o no peito e no abdómen.
Ministro da Administração Interna rejeita demitir-se e recusa falhas de segurança no ataque a Fico
Entretanto, segundo a Reuters, os médicos eslovacos vão reunir-se na segunda-feira para avaliar o estado de saúde do primeiro-ministro Robert Fico e então discutir a possibilidade de o transportar de Banska Bystrica para a capital, Bratislava, noticiaram os meios de comunicação social locais esta sexta-feira, sem citar fontes. Horas depois, o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa do país, Robert Kalinak, revelou que Fico foi submetido a uma nova operação e que continua em estado grave, reporta a AFP.
[Já saiu o primeiro episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui.]
Fico permanece em estado grave, mas, de acordo com Peter Pellegrini, Presidente da Eslováquia, o primeiro-ministro está estável e já consegue comunicar.
Esta sexta-feira foi divulgado que o homem acusado de ter disparado e ferido gravemente o primeiro-ministro eslovaco vai comparecer em tribunal este sábado. A audiência irá determinar o possível prolongamento da sua detenção até julgamento, segundo informou uma fonte judicial.
“A audiência está prevista para 18 de maio”, declarou uma porta-voz do tribunal de Pezinok, em comunicado, acrescentando que o Ministério Público tinha pedido a detenção do suspeito, acusado de tentativa de homicídio premeditado.