A maioria dos portugueses já considera que Luís Montenegro é melhor primeiro-ministro do que António Costa, revela uma sondagem da Intercampus feita para o Correio da Manhã/Negócios. Menos de dois meses depois da tomada de posse do governo da Aliança Democrática (AD), o estudo de opinião sinaliza uma mudança brusca da apreciação que é feita do atual e do anterior primeiros-ministros.
De acordo com esta sondagem, 51,7% dos inquiridos apontam o social-democrata Luís Montenegro como melhor chefe de governo, ao passo que apenas 38,4% consideram que António Costa é um primeiro-ministro melhor. No mesmo estudo de opinião feito em abril, o quadro era exatamente o oposto: Costa era o melhor líder aos olhos de 49% e só 37% viam Montenegro como favorito.
Porém, quando se tenta auscultar as opiniões do Governo como um todo, o resultado é outro: o governo socialista de Costa era, aos olhos de 47,3% dos inquiridos, melhor do que o governo atual. São menos – 41,7% – os que acham que o executivo da AD é melhor do que o de Costa.
Este estudo de opinião ouviu portugueses com 18 ou mais anos, eleitoralmente recenseados e residentes em Portugal continental. A amostra é constituída por 609 entrevistas feitas entre 12 e 20 de maio.